A noite de quarta-feira trouxe oito jogos da 12ª jornada do Brasileirão. Com vários portugueses à mistura, destaque para a vitória de Artur Jorge , com o Botafogo sobre o Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha (2-1). Desta forma., o ex-treinador do SC Braga subiu ao pódio.

Artur Jorge bem pode agradecer a Carlos Eduardo. O experiente médio - que passou pelo Estoril Praia e pelo FC Porto - foi decisivo ao rubricar um bis.

Com dois golaços de fora da área, perto da zona da meia-lua, Carlos Eduardo anulou a vantagem anteriormente construída por Lucas Evangelista - ex-jogador do Vitória SC e Estoril Praia. Dessa forma, deu os três preciosos pontos à formação do Rio de Janeiro, que se aproximou do Flamengo e ultrapassou o Palmeiras no topo da tabela.

Curiosamente, as últimas duas equipas referidas perderam nesta jornada, com alguma surpresa. No terreno do Juventude, um golo ao minuto 87, de Mandaca a partida (2-1) e deu a segunda derrota ao Flamengo, que já não perdia desde a quarta jornada. Por números mais expressivos, o Palmeiras, diante do Fortaleza, também saiu derrotado (3-0); Juan Martín Lucero e Yago Pikachu foram os destaques do encontro ao rubricarem um bis de golos e de assistências.

Turma de Petit esteve perto da vitória. @Getty /

No outro duelo 100 por cento português na liderança técnica, entre António Oliveira e Petit, houve empate (1-1). Marllon marcou cedo para os visitantes, após alguns ressaltos felizes na pequena área. Matheus Bidu tratou de reestabelecer a igualdade, bem perto do final, com um tiraço na passada. Pelo meio, Pitta ainda falhou uma grande penalidade, que podia ter dado o, na altura, 0-2 para o Cuiabá.

Cruzeiro e Bahia são duas das revelações deste campeonato e, nesta ronda, voltaram a vencer (2-0 e 2-1, respetivamente) - e com muitos jogadores com passagens por Portugal a serem decisivos.Gabriel Veron e Matheus Pereira, ex-FC Porto e ex-Sporting, construíram a vitória do conjunto de Belo Horizonte ao somarem um golo e uma assistência. Em Salvador da Bahia, Oscar Estupiñán - ex-Vitória SC - quebrou a igualdade perto da reta final, ao aparecer na pequena área e encostar para o fundo das redes.

Sem nenhum português nos bancos, Atlético Goianiense e Grêmio empataram (1-1) - formação de Renato Gaúcho continua na zona de despromoção e, para o Brasileirão, já não vence desde abril. Por fim, o Atlético Mineiro também jogou e venceu (1-2), frente ao Internacional, graças a um golo de Rômulo ao oitavo minuto da segunda compensação.

Para fechar a jornada, o Vitória vai ao terreno do Fluminense e o São Paulo recebe o Criciúma, na noite da próxima quinta-feira.