Michael Malone, que conduziu os Denver Nuggets ao título da NBA em 2023, foi despedido nesta terça-feira, numa atitude surpreendente que ocorre a menos de uma semana da época regular.

O diretor-geral Calvin Booth, cujo contrato não será renovado, também está de saída. Os Nuggets de Nikola Jokic informaram que David Adelman será o treinador até ao final da época.

Josh Kroenke, vice-presidente da Kroenke Sports and Entertainment, disse que "não é com prazer" que os Nuggets fizeram a mudança de treinador.

4

derrotas seguidas
Os Nuggets têm o registo de 47-32 esta época, a três jogos do fim da fase regular, mas estão numa série de quatro desaires

"Esta decisão não foi tomada de ânimo leve e foi avaliada com muito cuidado, e fazemo-lo apenas com a intenção de dar ao nosso grupo a melhor oportunidade de competir no final desta época e de entregar outro título a Denver e aos nossos adeptos em todo o lado", afirmou Kroenke.

Os Nuggets têm o registo de 47-32 esta época, a três jogos do fim da fase regular, mas perderam quatro jogos consecutivos e estão num impasse entre as equipas que lutam pela vantagem de jogar em casa na primeira ronda dos playoffs. Denver conquistou o título em 2023 e perdeu um jogo 7 em casa nas meias-finais da Conferência Oeste, há um ano, para o Minnesota.

Malone teve o quarto percurso mais longo de qualquer treinador da NBA no ativo, atrás de Gregg Popovich, de San Antonio, Erik Spoelstra, de Miami, e Steve Kerr, de Golden State.

Malone ganhou 471 jogos da época regular em Denver, mais 39 do que Doug Moe para a liderança de sempre da equipa técnica do clube.

"Embora o momento desta decisão seja lamentável, uma vez que o treinador Malone ajudou a construir os alicerces do nosso atual programa de nível de campeonato, é um passo necessário para nos permitir competir ao mais alto nível neste momento. As normas e as expectativas ao nível do campeonato mantêm-se para a época em curso e, ao olharmos para o futuro, esperamos construir os alicerces lançados pelo treinador Malone ao longo da sua carreira recorde de 10 anos em Denver", afirmou Kroenke.

Malone teve um sucesso consistente em Denver. Os Nuggets terminaram com recordes de derrotas nas suas duas primeiras épocas e registaram recordes de vitórias nos seus oito anos seguintes no clube.

A participação no playoff desta época será a sétima consecutiva da equipa; ainda não garantiu um lugar nos playoffs, mas tem a garantia de não terminar pior do que no torneio play-in.

Começando com a primeira aparição nos playoffs sob o comando de Malone em 2019, os Nuggets saíram da primeira ronda seis vezes em sete oportunidades. Chegaram às finais da Conferência Oeste na bolha do Walt Disney World em 2020 e depois chegaram ao campeonato ao vencer 16 dos 20 jogos dos playoffs em 2023.

AUTOR: TIM REYNOLDS, AP