Marca alemã foi buscar inspiração a uma lendária moto dos anos 70 para produzir uma moto que celebra a tradição do motor Boxer
A BMW R90 S foi uma moto desportiva com 900 cc produzida pela BMW entre 1973 e 1975 cujo projeto e design foi encomendado a Hans Muth e tornou-se a referência dos motores boxers. Alcançou notoriedade desportiva com a vitória do piloto britânico Reg Pridmore no Campeonato AMA Superbikes de 1977.
50 anos depois do lançamento deste ícone do motociclismo a BMW decidiu prestar um tributo ao espírito e corpo da original R90 S lançando agora uma série limitada a que chama BMW R 12 S. A inspiração no design original de Hans Muth é notória em vários elementos, conforme explica o chefe do design da BMW Motorrad, Alexander Buckan: "Os elementos de design que definem nossa R 12 S incluem a carenagem do cockpit com o para-brisa escurecido, o assento com costura contrastante e o acabamento em pintura Lava Orange Metallic, uma homenagem à lendária R 90 S Daytona Orange de 1975. O design é perfeitamente complementado por detalhes como o 'S' vermelho nas capas laterais, a linha dupla vermelha e as superfícies de alumínio escovado e lacadas de forma transparente no tanque e no assento."
Mecânica da R nineT
Mecanicamente a nova moto da BMW é essencialmente uma R nineT repaginada e totalmente equipada, utilizando o mesmo motor de dois cilindros opostos a ar/óleo de 1.170cc, com o mesmo diâmetro e curso, atualizado para atender aos padrões de emissões. A transmissão de seis velocidade a embraiagem hidráulica com transmissão por eixo para transferir a potência. A suspensão dianteira invertida de 45 mm também é ajustável para compressão, amortecimento de e pré-carga da mola, e o novo modelo traz o mesmo esquema de travagem da R nineT: discos duplos de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões na frente, com um disco de 265 mm e pinça de dois pistões na traseira, aprimorados pelo ABS Pro da BMW Motorrad.
A "laranja mecânica" da BMW revive o espírito dos anos 70 com a sua estética oferecendo tecnologia de última geração. Como é evidente, a moto icónica também é acionada pelo lendário motor Boxer, que fascina os fãs há décadas com a sua aceleração – os seus 109 cavalos de potência e binário máximo de 115?Nm às 6500?rpm permitem à R12 S atingir rapidamente os 215 km/h de velocidade máxima.
Dados Técnicos
Motor: Boxer de dois cilindros a quatro tempos refrigerado a ar/óleo
Cilindrada: 1170 cm3
Potência: 109?cv às 7000?rpm
Velocidade Máxima: 215 km/h
Consumo: 5,1 l/100 km