Quatro meses depois, o Liverpool voltou a perder. Após a derrota diante do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, em jogo a contar para a Premier League, Tottenham levou a melhor sobre os reds na primeira mão da meia-final da Taça da Liga inglesa.

Foi um duelo muito equilibrado e marcado pela queda inanimada de Rodrigo Bentancur no relvado, ainda dentro do primeiros minutos do encontro.

O jogo acabou por prosseguir e com várias oportunidades de golo a aparecer parte a parte. Ambas as formações fizeram de tudo para chegar à vantagem nesta primeira meia-final, mas a tarefa mostrou-se algo árdua durante a maior parte do tempo da partida, com a falta de eficácia.

Na segunda metade, o Liverpool foi crescendo e o Tottenham ainda chegou a assustar, após um erro de Alisson, mas Pedro Porro falhou o alvo.

A turma de Ange Postecoglou ainda viu um golo anulado a Dominike Solanke - com a explicação do árbitro a ser replicada em todo o estádio pela primeira vez em Inglaterra -, mas conseguiram chegar à vantagem pouco tempo depois, através de Lucas Bergvall.

A segunda mão deste duelo disputa-se no próximo dia 6 de fevereiro.