A última jornada da primeira volta termina com um duelo que se tornou um clássico do futebol português com o passar do tempo. Benfica e SC Braga entram em 2025 com muito em cima da mesa: os bracarenses impõem a segunda derrota consecutiva às águias ou o Benfica agudiza a crise adversária? Isto promete!

Voo interrompido; e agora?

Comecemos, então, pela equipa da casa, que vem da primeira derrota registada no campeonato. O dérbi eterno sorriu aos leões e as águias voaram do primeiro para o terceiro posto da tabela. Com tudo em aberto - há toda uma volta por disputar - Bruno Lage não quer perder tempo e só pensa no embate contra os guerreiros do Minho.

«Espero um adversário muito competitivo, com um registo fora de casa muito bom. Quer nós, quer o Sporting de Braga, daquilo que conheço do Carlos Carvalhal, não há que olhar para trás. Eles terão a ambição de fazer um bom jogo no Estádio da Luz», disse o técnico, na conferência de antevisão.

Para os encarnados, não há melhor sítio para «fazer um bom jogo» e regressar às vitórias que o Estádio da Luz. Em casa, o Benfica está 100 por cento vitorioso no campeonato e, em oito jogos, venceu seis por três ou mais golos de diferença. Se alargarmos o espectro às restantes competições, existem mais duas goleadas - Atlético e Estrela da Amadora -, mas também um empate e uma derrota.

Para o duelo frente ao SC Braga, existem algumas dúvidas no ar relativamente ao onze. Zeki Amdouni, no lugar de Vangelis Pavlidis, foi a surpresa em Alvalade, mas não fez a diferença; Leandro Barreiro entrou ao intervalo para a posição de Florentino Luís e, daí em diante, o Benfica melhorou. Dores de cabeça para Lage.

Deslizes a mais podem dar em queda

O SC Braga também vem de uma derrota, mas o caso é mais delicado. Os deslizes bracarenses, em 24/25, têm sido uma constante e, com uma vitória nos últimos quatro jogos do campeonato, o Santa Clara roubou o quarto lugar aos guerreiros no último jogo do ano.

«O Benfica é uma equipa muito boa, com um excelente treinador e não perdeu em casa nas competições domésticas até ao momento. Temos feito um trabalho de introspeção e focalização da nossa equipa. Esperamos que haja reflexos no sentido de tornar a equipa mais competente e focada, porque o adversário que aí vem é de um elevado grau de dificuldade. Esses são os desafios que, por vezes, ajudam a catapultar as equipas e a dar uma volta na vida. Vamos a jogo com respeito pelo Benfica, mas queremos pontos e, se possível, vencer», disse Carlos Carvalhal na conferência de antevisão.

Ainda assim, se há algo que pode "alegrar" os adeptos bracarense é o facto da equipa dar-se muito melhor fora de portas. Até ao momento, na condição de visitante, o SC Braga só perdeu no Dragão e deixou pontos em Barcelos. Como visitado, o cenário é bem mais preocupante: três vitórias, empates e derrotas.

Para escrever a história deste encontro, só Tiago Gouveia não vai estar disponível. De resto, ambas as equipas encontram-se na máxima força.

Este sábado, antes do segundo round para a Taça da Liga, um dos encarnados vai regressar às vitórias e fazer cambalear o outro: serão os de Lisboa ou os de Braga?