O Benfica já sabe que vai passar a Páscoa na liderança da fase de apuramento de campeão do nacional de juniores, independentemente do que o FC Porto e o Sp. Braga fizerem hoje nos seus encontros da 10ª jornada. Os encarnados bateram o Ac. Viseu por 5-0, numa partida em que a vantagem mínima ao intervalo premiava a boa reação dos visitantes ao golo madrugador sofrido, mas que acabou por desmoronar em menos de 10 minutos na segunda parte.

Jaden Umeh já tinha deixado um aviso e, aos 5 minutos, adiantou mesmo o Benfica com um cabeceamento certeiro, após cruzamento de Francisco Silva. Os beirões não acusaram o golo e podiam ter igualado, mas o remate de Guilherme Ferreira, que surgiu sozinho frente a Gonçalo Sobral, esbarrou na trave. Ainda assim, Michée Ndembi (41') e Umeh (45') também podiam ter ampliado o marcador para as águias antes do descanso.

Francisco Silva (48') tratou disso a abrir a segunda parte e, pouco depois, isolado perante Daniel Ferrão, tentou o chapéu e o guarda-redes do Ac. Viseu defendeu com as mãos... fora da grande área (52'), vendo o vermelho direto. O substituto Santiago Gomes ainda defendeu, a frio, o livre direto de Kevin Pinto, mas o destino dos visitantes estava traçado. O 'endiabrado' Francisco Silva - fez 2 golos e 2 assistências - serviu Juvenal Correia (71') e fez gato-sapato dos defesas contrários para bisar (74'), mas nem após a sua saída o Benfica abrandou e Jair Monteiro (80') também faturou.