Miguel Oliveira lesionou-se na corrida Sprint do GP da Argentina, e teve de falhar o GP das Américas de MotoGP. Foi substituído por Augusto Fernández.

O espanhol, que é piloto de testes da Yamaha, estreou-se em competição com a YZR-M1 (que só tinha pilotado em testes). Também foi a sua primeira vez com a Prima Pramac Yamaha.

Apesar de enfrentar o desconhecido depois de quatro meses sem competir, Fernández deu boa conta de si: em condições traiçoeiras na corrida de domingo, evitou erros de maior e cortou a meta em 13.º.

Deste modo, somou três pontos, contra os dois de Oliveira. A YZR-M1 já mostrou ter potencial para lutar por pontos (Jack Miller foi hoje quinto), pelo que quando estiver apto a voltar e conseguir adaptar-se, é expectável que o #88 venha a somar pontos estando em linha com os restantes pilotos Yamaha.

Por outro lado, apesar do 13.º lugar na corrida de domingo, Fernández não foi além de 20.º na qualificação e 18.º na corrida Sprint, tendo mostrado pouco ritmo para lutar pelos lugares pontuáveis.

Mas as circunstâncias de corrida também o ajudaram, com cinco quedas de pilotos que estavam de forma sólida à sua frente: Brad Binder (Red Bull KTM), Fermín Aldeguer (BK8 Gresini/Ducati), Joan Mir (Honda HRC Castrol), Marc Márquez (Ducati) e Pedro Acosta (Red Bull KTM).