De acordo com a Auditoria Forense no FC Porto, entre as épocas 2014/15 a 2023/24 houve 879 movimentos de transferências, que resultaram num total de 158 milhões de euros em comissões acordadas.

"Há um impacto financeiro negativo estimado de 50 milhões de euros resultante de comissões acordadas acima dos referenciais FIFA e/ou dos standards de mercado (10% do valor de transação para entradas/saídas, 3% para renovações". "Há 47% de comissões em excesso, contratando 155,8M€ face a um máximo de 105,9M€ caso fossem respeitados os limites FIFA e/ou os standards de mercado", pode ler-se.

De resto, é apontadada uma "concentração de intermediários", destacando-se que "50% das comissões (80M€) foram atribuídas a apenas 8 agentes, com 35% do total concentrado nos 3 principais intermediários", sendo eles Gestifute, PP Sports + N1 Carreiras Desportivas e Bertolucci Assessoria.

Entre as transferências, foram auditadas 55 de jogadores relevantes das equipas A e B, destacando-se três pontos:

- 51 das 55 transferências auditadas não dispunham de documentação de suporte, como relatórios de scouting ou justificações para contratação

- 41/55 apresentaram comissões acima dos referenciais FIFA e/ou dos standards de mercado

- Foram identificados pagamentos de comissões pendentes relativos a 23 jogadores, representando obrigações financeiras críticas para um total em incumprimento de 15,8 M€

Dessa forma, para clarificar todas as situações relativas a transferências, o FC Porto implementou várias normas desde maio de 2024:

- Limite às comissões em transferências: Limite máximo para comissões estabelecido, tendo como objetivo alinhar com os referenciais FIFA e/ou com os standards de mercado (3% do salário bruto e 10% do valor de transação). Limite implementado com sucesso na janela de verão 2024/25, resultando numa redução significativa dos custos de intermediação (3% do valor transacionado vs. 11% média das últimas 10 épocas)

- Renegociação de mandatos de exclusividade: Análise e renegociação de mandatos firmados no passado e que restringem o potencial de mercado. Processo focado na redução de custos e no aumento de valor dos ativos

- Grupo de trabalho multidisciplinar: Formação de uma equipa dedicada para gestão estruturada das transferências, garantindo a consistência técnica e a viabilidade financeira das respetivas decisões

- Transparência relativa às comissões: Publicação de informações relativas às comissões no Portal da Transparência, reforçando o compromisso com a boa governança e a transparência.