A vitória de Ryan Blaney na 2024 Xfinity 500 deveria ter sido um momento definidor da sua carreira—uma performance decisiva, de ganhar ou ir para casa que garantiu o seu lugar no Championship 4. Mas em vez de celebrar, a corrida tornou-se ofuscada pela controvérsia, à medida que a NASCAR intensificou a fiscalização sobre a alegada manipulação de corridas envolvendo Ross Chastain, Austin Dillon e Bubba Wallace.

Agora, à medida que a temporada de 2025 se aproxima, a NASCAR fez mudanças abrangentes nas suas regras relativas à manipulação de corridas, colocando os fabricantes em risco de perder pontos, horas de túnel de vento e até mesmo corridas de RCFD se forem considerados culpados de orquestrar resultados.

As novas regulamentações levantaram uma questão chave:

🚨 A repressão da NASCAR irá matar a tradição de longa data do trabalho em equipa entre os fabricantes? 🚨


Ryan Blaney: “O que é Manipulação de Corridas e o que é apenas Trabalho em Equipa?”

Blaney não está sozinho na sua confusão sobre a linha ténue entre “trabalho em equipa” e “manipulação.”

Quando questionado sobre as novas regras, o vencedor da 2024 Xfinity 500 expressou as suas preocupações:

🗣 “É difícil. O que é manipulação de corrida e como é trabalhar em equipa numa superspeedway?”

Ele tem razão. Trabalhar em conjunto tem sido uma tradição na NASCAR—especialmente em superspeedways como Talladega e Daytona, onde o drafting com os colegas de equipa é uma estratégia crucial.

O próprio Blaney beneficiou do trabalho em equipa entre fabricantes no passado. Na Daytona 500 de 2018, ele e Kurt Busch (na altura na Stewart-Haas Racing) trabalharam juntos com grande eficácia. E quem poderia esquecer a Corrida de Primavera de Talladega de 2017, onde Ricky Stenhouse Jr. (Roush Fenway) e Brad Keselowski (Team Penske) uniram forças para empurrar Stenhouse para a sua primeira vitória na Cup Series?

De acordo com as novas regras da NASCAR, isso seria considerado ilegal?


Quais são exatamente as novas regras de manipulação de corrida da NASCAR?

Após o escândalo do Martinsville Speedway na temporada passada, a NASCAR esclareceu a sua posição sobre a manipulação de corrida. Aqui está o que está a mudar:

📌 Os fabricantes agora serão responsabilizados pela manipulação de corrida—o que significa que correm o risco de:

  • Perder pontos de fabricante
  • Reduzidas as horas de túnel de vento
  • Menos execuções de RCFD (Controlo de Recursos e Custos)

📌 A Regra dos 100% foi reescrita para deixar claro que os pilotos devem competir da melhor forma possível e não podem alterar o resultado da corrida.

📌 A NASCAR irá investigar se pilotos de diferentes equipas—mas do mesmo fabricante—estão a trabalhar juntos de uma forma que afete o resultado da corrida.

Essencialmente, se a NASCAR pensar que um fabricante orquestrou trabalho em equipa para ajudar um piloto a avançar nos playoffs, toda a marca poderá ser penalizada.


Isto vai acabar com o trabalho em equipa dos fabricantes?

Estas novas regras criam um grande dilema para os pilotos e as equipas.

🔴 Antes de 2025:

  • Pilotos do mesmo fabricante (como Ford, Toyota ou Chevy) frequentemente ajudavam-se mutuamente em superspeedways ao empurrar ou fazer drafting.
  • Equipas como Penske e Stewart-Haas (ambas apoiadas pela Ford) alinham-se estrategicamente para melhorar as suas hipóteses.
  • Embora a manipulação de corridas óbvia ainda seja ilegal, os fabricantes tinham margem de manobra para incentivar a cooperação.

⚠️ Em 2025 e além:

  • Os pilotos podem estar demasiado receosos para trabalhar em conjunto, temendo penalizações da NASCAR.
  • As alianças entre fabricantes podem desmoronar, tornando as corridas mais caóticas.
  • A estratégia de superspeedway pode mudar drasticamente, uma vez que os fabricantes podem dizer aos seus pilotos para correrem sozinhos em vez de em grupo.

Mesmo que o objetivo da NASCAR seja preservar a integridade do desporto, a questão permanece:

📌 Está a ir longe demais?

📌 Estas regras irão forçar os pilotos e fabricantes a abandonarem completamente o trabalho em equipa?


A NASCAR irá aplicar as novas regras?

O maior teste destas novas regulamentações ocorrerá em Daytona e Talladega—pistas onde o trabalho em equipa sempre foi fundamental para o sucesso.

Se a NASCAR aplicar de forma rigorosa as novas regras, isso poderá mudar todo o panorama das corridas em superspeedways. Mas se apenas se concentrarem na manipulação evidente, o trabalho em equipa pode sobreviver—apenas sob diretrizes mais rigorosas.

Uma coisa é certa: Toda a gente estará a observar de perto.


Veredicto Final: A Mudança de Regras da NASCAR Levanta Mais Questões do Que Respostas

Embora a intenção por trás da mudança de regras seja compreensível (eliminar manipulações intencionais das corridas), isso confunde as fronteiras entre trabalho em equipa justo e manipulação.

Por um lado, a NASCAR precisa manter a competição justa e evitar que as corridas sejam manipuladas.

Por outro lado, penalizar os fabricantes por trabalho em equipa poderia retirar um dos elementos mais estratégicos das corridas em superspeedways.

Então, as novas regras vão mudar a NASCAR para sempre?

🏁 Sim, mas se isso será para melhor ou pior, ainda está por ver.