O GP de Espanha marcou a entrada do MotoGP na Europa, onde irá permanecer nos próximos meses. Foi a quinta ronda da época, que deixou o campeonato ao rubro.

Álex Márquez (BK8 Gresini/Ducati) lidera com apenas mais um ponto do que o irmão, Marc (Ducati Lenovo). Mas, na comparação com a mesma fase do ano passado, quem mais ganhou e perdeu?

Desde logo, Jorge Martín (Aprilia) não tem qualquer ponto nesta altura – esteve ausente praticamente em todas as rondas até agora devido a lesão e, na única em que participou (Qatar) não chegou ao fim. O espanhol tinha 129 pontos após cinco Grandes Prémios em 2024, agora tem zero.

Já Francesco Bagnaia (Ducati), o outro protagonista na luta pelo título do ano passado, já leva mais 29 pontos do que no ano passado, enquanto Marc Márquez tem mais 50 e o grande ganhador neste aspeto é Álex Márquez – que já somou mais 107 pontos do que nas cinco primeiras provas de 2024, para liderar o campeonato com 140.

No top dez, Marco Bezzecchi (Aprilia) tem os mesmos 36 pontos – apesar de ter mudado de equipa e de construtor – enquanto o único que perdeu foi Pedro Acosta (Red Bull KTM): que soma 33 pontos, contra os 73 que registava após a quinta prova do ano passado. Há também um dos rookies nesta zona da classificação: Ai Ogura (Trackhouse/Aprilia), com 37 pontos.