A última jornada da Liga Portugal Betclic colocará frente a frente FC Porto e Nacional. Os dragões, sublinhe-se, partem para esta última rodada de jogos em excelente posição para garantirem o terceiro lugar do pódio - continuam na luta com o SC Braga.

Antes desse embate no Estádio do Dragão, Martín Anselmi realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão. O treinador argentino falou sobre o regresso aos treinos de Vasco Sousa, deu a sua opinião no que toca ao mercado e abordou eventuais mudanças no onze inicial portista para este duelo.

Martín Anselmi em discurso direto

Nacional: «A temporada termina no Mundial de Clubes, mas será a última partida em casa no campeonato. Queremos despedir-nos da melhor maneira de um campeonato que não foi o que esperámos. Preparámos o encontro como fazemos sempre, com todo o foco e atenção no adversário. É um jogo perante os nossos adeptos, em nossa casa.»

Mudanças na equipa: «Nós, enquanto equipa técnica, desenhámos planos de jogo onde estão os jogadores que vão desempenhar essas funções. Tendo em conta a qualidade dos adversários, temos um plano para defender e atacar. Escolhemos os jogadores que serão mais capazes de cumprir essas tarefas. O presente também importa, a maneira como os jogadores treinaram, o momento competitivo de cada um. Não penso em colocar jogadores só por ser o último jogo da temporada. Damos oportunidades todos os fins-de-semana.»

William Gomes e Tomás Pérez: «Qualquer clube contrata jogadores para render de imediato ou para se tornarem reforços a longo prazo. Temos de dar todas as ferramentas nesse sentido. O William teve momentos ótimos, outros normais, e o Tomás igual. Sempre que vestiu a camisola, fê-lo de uma maneira espetacular. Sabemos que contamos com os jogadores para a próxima época e podem disputar um lugar no onze. Foi este tempo que ganhámos nos últimos meses.»

Mercado: «O tempo é curto, não gosto de contratar por contratar. Gosto de otimizar o plantel, contratar quem realmente faz falta. Não gosto de ter um plantel de 30 jogadores, prefiro ter dois jogadores por posição e que exista competição cá dentro. Este é o plantel que vai disputar o Mundial de Clubes, provavelmente com alguma cara nova. Não sei ao certo o número de atletas que vai sair e entrar.»

Vasco Sousa: «A lesão do Vasco custou-me muito. É um rapaz muito profissional, tem uma capacidade realmente única dentro de campo, não é fácil encontrar jogadores assim. E é um 'miúdo' da casa, um portista. A partir da lesão, acho que perdemos um jogador que tinha caraterísticas únicas. Está na fase final da recuperação, portanto, acredito que pode estar disponível no Mundial de Clubes.»