
A cena da Fórmula 1 assistiu a um desenvolvimento crucial recentemente, com as equipas Alpine e Williams a permanecerem em Barém, mesmo após a conclusão dos testes de pré-temporada da F1. A sua missão? Um teste abrangente de pneus de dois dias para o modelo Pirelli de 2026.
As equipas não perderam tempo, utilizando veículos de F1 de 2023 especialmente modificados, o A523 e o FW45, para emular as regulamentações de 2026. Este movimento estratégico permitiu-lhes testar com precisão as novas construções de pneus.
O ensaio de domingo contou com Carlos Sainz da Williams e o piloto de reserva da Alpine, Ryo Hirakawa, ao volante. Eles testaram rigorosamente os pneus de 18 polegadas de 2026, projetados para serem 25mm mais estreitos à frente e 30mm atrás do que os modelos atuais. Apesar de utilizarem os mesmos compostos de pneus, a dupla experimentou várias construções diferentes, completando um total de 116 e 131 voltas, respetivamente.
Os tempos mais rápidos de Sainz e Hirakawa foram registados em 1:34.740 e 1:35.336, respetivamente, definindo o tom para o dia seguinte.
O teste de segunda-feira foi conduzido por Alex Albon para a Williams e Paul Aron para a Alpine. Em contraste com o dia anterior, o foco foi deslocado de testar construções variadas para rodar uma construção com três compostos diferentes, rotulados de C1 a C3. Aron completou um total de 130 voltas, registando o seu tempo mais rápido em 1:35.407s, enquanto Albon completou 120 voltas com um tempo máximo de 1:35.667s.
A Mercedes é a próxima na fila para realizar o teste dos pneus Pirelli de 2026 em Silverstone nos dias 7 e 8 de maio. O teste irá focar-se em pneus intermédios e de chuva extrema, adicionando mais uma camada a esta fase abrangente de testes.
O Diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola, elogiou os esforços e os dados recolhidos destes testes. Ele afirmou: “Mais um dia muito útil para o desenvolvimento dos pneus de 2026.” Com quase 2.700 quilómetros percorridos, a Pirelli reuniu uma enorme quantidade de dados para aprimorar o seu programa.
Isola expressou gratidão aos pilotos e equipas que prolongaram a sua estadia na pista do Bahrein por mais três dias durante um período tão agitado. Ele notou que as equipas tinham menos de duas semanas antes da primeira corrida.
Adicionou que o teste em Sakhir permitiu-lhes comparar diferentes tipos de construção e composto, o que irá melhorar ainda mais o produto para a próxima geração de carros. A equipa de P&D da Pirelli irá agora analisar meticulosamente os dados recolhidos e fornecer informações críticas para a melhoria do produto.
À medida que o circuito da F1 se prepara para o futuro, esta fase abrangente de testes de pneus é um passo significativo na evolução do desporto. Com equipas como a Alpine, Williams e em breve a Mercedes a desempenhar um papel integral, os pneus Pirelli de 2026 estão prontos para levar a emoção das corridas de Fórmula 1 a um novo nível.