Era a segunda equipa há mais tempo sem vencer na Liga (pior só o Boavista) — mais de dois meses, desde a 13.ª jornada, quando bateu em casa o Sporting — mas nove jogos depois o Moreirense voltou a sorrir graças a Alanzinho, 24 anos, O jogador mais valioso de A BOLA da 22.ª jornada, autor do sétimo hat-trick deste campeonato e primeiro de sempre dos cónegos na Liga.

Ante o Casa Pia o internacional brasileiro sub-15, sub-17 (campeão sul-americano em ambos os escalões) e sub-20 precisou de apenas 20 minutos para fazer os golos: os dois primeiros na cobrança de penáltis e o terceiro num soberbo pontapé de fora da área. O médio ofensivo formado no Palmeiras cumpre a terceira época como principal agitador do futebol moreirense e com cinco golos (quatro de grande penalidade) e três assistências em 20 jogos já superou a influência tida na época de estreia na Liga, na qual somou três golos e quatro assistências.

Destaque também para o lateral Francisco Moura, a fazer de cabeça (!) num livre indireto o golo do triunfo portista em Faro; Conrad Harder, que saltou bem cedo do banco em Alvalade para marcar e assistir na igualdade leonina; e Rúben Lima, defesa que cobrou o livre no golo do regresso às vitórias do E. Amadora apontado por Rodrigo Pinho.

Referência ainda para Luís Esteves, o melhor em campo na Choupana onde participou nos dois golos do Nacional; e Bruma, a concluir o lance do triunfo encarnado nos Açores.

Kokçu aproxima-se do pódio

Com a participação nos dois golos leoninos no empate com o Arouca — iniciou com recuperação de bola o lance do primeiro e apontou o segundo —, Trincão consolidou o 2.º lugar da tabela de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga e reduziu a distância para Viktor Gyokeres, autor da assistência para o primeiro dos leões. Mas entre os melhores o destaque vai para Kokçu, que entrado ao intervalo em Ponta Delgada principiou, num passe com inteligência e classe, a jogada que daria o único golo do encontro. Subiu assim ao 4.º lugar, logo atrás de Nico González (agora no Manchester City), que o turco também está perto de ultrapassar no setor intermediário.

A única novidade no top-10 é a estreia de Geovany Quenda (10.º), presente no golo do empate dos campeões nacionais. Referência ainda para o salto de cinco lugares de Diogo Costa (12.º), há 11 jornadas no topo dos guarda-redes, e de Bruma, que com os primeiros pontos conquistados com a camisola do Benfica subiu ao 14.º lugar.

Nos diferentes setores, que mantêm as lideranças pela 11.ª jornada consecutiva, registo para a subida de Otamendi ao 2.º lugar dos defesas. Nos trinta da frente figuram agora Francisco Moura (já esteve sete jornadas nos 10 melhores), Alanzinho e Trubin.