Adrian Newey Expondo o Túnel de Vento Negligenciado da Red Bull enquanto a Aston Martin se Prepara para o Sucesso

O lendário designer de F1 Adrian Newey lançou críticas à sua antiga equipa, a Red Bull, ao chamar o seu túnel de vento de “um dos piores” do desporto. Apesar das instalações abaixo do esperado na sede da Red Bull em Milton Keynes, Newey enfatizou que o sucesso na Fórmula 1 depende mais das pessoas talentosas do que das ferramentas à sua disposição.

Agora instalado na moderna instalação da Aston Martin em Silverstone, graças ao proprietário Lawrence Stroll, Newey destacou as diferenças marcantes entre os dois ambientes. Enquanto a sede da Red Bull recebeu melhorias incrementais ao longo dos anos, a nova base da Aston Martin ostenta recursos de primeira linha que Newey pretende aproveitar para desenhar o caminho da equipa rumo à vitória.

Reconhecendo a importância do trabalho em equipa e da otimização, Newey afirmou: “A minha equipa anterior tinha um dos piores túneis de vento da F1… mas conseguiu fazer com que todos trabalhassem juntos e desenvolveu um ótimo grupo de pessoas.” Com a clara diretiva de Stroll para que Newey conseguisse vitórias, a pressão está em maximizar o potencial das instalações de ponta da Aston Martin.

Enquanto Newey fixa os olhos no carro de 2026, ele enfatizou as complexidades intrincadas dos veículos modernos de F1, destacando a dependência de ferramentas de simulação como dinâmica de fluidos computacional (CFD) e túneis de vento. O meticuloso processo de desenvolvimento envolve o ajuste fino de ferramentas comerciais e a garantia de uma integração perfeita entre os modelos de simulação e o desempenho no mundo real.

Com um salário reportado de £30 milhões por ano, Newey compreende a gravidade da sua missão na Aston Martin e a necessidade de traduzir recursos em sucesso na pista. Enquanto navega pelo exigente panorama da engenharia de F1, o foco de Newey permanece firme na busca incansável pela excelência e otimização na busca pela vitória.