![Adrian Newey Lança Bomba sobre o Declínio da Red Bull em 2024: O Caos do Teto Orçamental e Desacordos Internos Levaram à Sua Saída?](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Adrian Newey—o cérebro por trás da dínastia da Red Bull na Fórmula 1—não está a deixar Milton Keynes de forma discreta. O designer lendário, que se vai juntar à Aston Martin em 2025, agora esclareceu o que realmente correu mal na Red Bull em 2024, e os seus comentários pintam um quadro de discórdia interna e de uma equipa que se recusou a ouvir.
Enquanto a McLaren superou a Red Bull para roubar o título de construtores, Newey, segundo relatos, ficou “preocupado” com a direção de desenvolvimento da equipa. Agora, ele está a apontar os erros da sua antiga equipa, e as consequências podem ter enormes implicações para a temporada de 2025.
A Red Bull Ignorou as Preocupações de Newey—E Pagou o Preço
Newey, falando de forma franca sobre as dificuldades da Red Bull em 2024, revelou que ele viu os sinais de alerta cedo—mas ninguém os levou a sério.
“Do que eu pude ver, o carro já era—já o carro de ’24 e nos últimos estágios de ’23—começava a tornar-se mais difícil de conduzir.”
Este problema expondo uma crescente diferença entre Max Verstappen e Sergio Perez.
“Max conseguia lidar com isso—não era do seu agrado, mas conseguia lidar. Checo não conseguia. Ao longo de 2023, viam-se as diferenças entre eles a aumentar. Isso continuou na primeira parte de ’24, mas o carro ainda era rápido o suficiente para lidar com isso.”
No entanto, à medida que a McLaren e a Ferrari encurtavam a distância, os problemas de manuseio da Red Bull tornaram-se ingovernáveis, e na segunda metade de 2024, até Verstappen teve dificuldades em extrair desempenho do RB20.
“Estava a começar a ficar preocupado, mas não parecia que muitas pessoas na organização estivessem realmente preocupadas com isso.”
Poderia este desacordo fundamental sobre a direção do carro ser uma das razões pelas quais Newey decidiu, afinal, sair?
Foi o declínio da Red Bull causado pela inexperiência—ou pelo teto orçamental?
Enquanto Newey sugeria que a liderança da Red Bull carecia da experiência para resolver os problemas do carro, o ex-engenheiro da Red Bull e da Force India, Blake Hinsey, respondeu, afirmando que o verdadeiro problema reside nas restrições do teto orçamental da Fórmula 1.
🔹 O teto orçamental de 135 milhões de dólares da F1 foi concebido para criar paridade, mas tornou-se um grande obstáculo para as equipas de topo.
🔹 Os salários dos engenheiros (excluindo os 3 principais elementos) estão incluídos no teto, tornando mais difícil atrair e reter talentos de topo.
🔹 Como resultado, engenheiros de elite estão a deixar a F1 em busca de oportunidades mais bem pagas na IMSA, WEC e Fórmula E.
“A menos que os chefes das equipas e a FIA se sentem e discutam sobre o teto orçamental, a Fórmula 1 está em apuros,” avisou Hinsey.
Ele também criticou as prioridades de gasto da Red Bull, sugerindo que a equipa foi forçada a escolher entre atualizar o carro ou pagar salários competitivos aos seus engenheiros.
“Se você é uma equipa de F1 com o teto orçamental, como está a gastar o seu dinheiro? A pagar por atualizações ou a aumentar os salários? (Isto não é realmente uma pergunta).”
Com o teto orçamental previsto para aumentar para 215 milhões de dólares em 2026, será que as equipas finalmente poderão recompensar adequadamente os seus engenheiros, ou a F1 continuará a perder talentos de topo para séries rivais?
O que vem a seguir para a Red Bull? Conseguirão eles resolver os problemas do RB20?
🚨 Newey acredita que os problemas da Red Bull não serão resolvidos apenas com alterações na configuração.
“A configuração pode mascarar problemas até certo ponto, mas o problema ainda está lá. Para mim, a configuração é simplesmente otimizar as características do carro. A questão subjacente permanece.”
🚨 A McLaren e a Ferrari reduziram a diferença—e a Red Bull entra em 2025 em desvantagem.
🚨 As dificuldades contínuas de Sergio Perez custaram à Red Bull o título de construtores em 2024. Com o seu contrato prestes a expirar após 2025, poderá este ser o seu último ano na equipa?
🚨 A capacidade da Red Bull de atrair engenheiros de topo pode estar comprometida a menos que a F1 reestruture as regras do teto orçamental.
O Drama Interno da Red Bull Afugentou Newey?
A decisão de Newey de sair parece agora menos uma aposentadoria e mais uma fuga de uma disfunção interna.
“Os rapazes da Red Bull, isto não é uma crítica, mas acho que eles, talvez por falta de experiência, continuaram a ir na mesma direção, e o problema tornou-se cada vez mais agudo.”
Com Newey agora a juntar-se à Aston Martin, o domínio a longo prazo da Red Bull pode estar em risco.
👉 As dificuldades da Red Bull com o limite de custos e a inexperiência causaram a sua queda em 2024?
👉 Conseguirá Verstappen levar a equipa sem o génio do design de Newey?
👉 A Red Bull irá recuperar em 2025, ou a McLaren já os ultrapassou permanentemente?
Uma coisa é certa: sem Newey, a Red Bull enfrenta o seu teste mais difícil até agora.