Os quatro adeptos acusados de insultos racistas durante o El Clássico, entre Real Madrid e Barcelona, em outubro, dois deles proferidos diretamente ao Lamine Yamal, vão ser banidos durante um ano dos estádios, anunciou esta segunda-feira, a Comissão Permanente da Comissão Estatal contra a violência, racismo, xenofobia e intolerância no desporto.
Para além da proibição de frequentar estádios por 12 meses, os dois adeptos que insultaram Yamal vão ser multados no valor de cinco mil euros. Outros dois vão levar uma multa de quatro mil euros, mas por insultos a vários jogadores da equipa visitante.
Existe, ainda, uma outra coima no valor de quatro mil euros vai ser aplicada a um adepto que agrediu dois apoiantes da equipa visitante.
No mesmo encontro, foram ainda multadas mais duas pessoas, em cerca de três de mil euros e proibição de entrar em estádios durante seis meses, uma delas por insultos a vários jogadores e outra por insultar a polícia e não obedecer à mesma.
Recorde-se que os insultos ao avançado espanhol surgiram após ter feito o terceiro golo dos culés e a polícia espanhola deteve essas pessoas, garantindo existirem provas suficientes do uso de termos racistas contra os jogadores.