![A Racing Bulls vai emprestar o DNA do RB20 da Red Bull para a campanha de F1 de 2025—Será que valerá a pena?](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Racing Bulls está a duplicar a sua ligação à Red Bull enquanto se prepara para lançar o seu desafiador de Fórmula 1 de 2025, o VCARB02.
De acordo com a AutoRacer, a equipa baseada em Faenza irá incorporar elementos de design chave do dominante RB20 da última temporada, continuando a parceria técnica mais próxima com a Red Bull Racing.
Com a McLaren e a Ferrari a encurtar a distância em relação aos campeões em título, esta jogada pode ser a melhor oportunidade da Racing Bulls para se solidificar como uma força de topo no meio do pelotão—mas nem todos no paddock estão satisfeitos com isso.
Racing Bulls irá apresentar a suspensão traseira, a caixa de velocidades e os sidepods ‘Shark-Mouth’ da Red Bull
Após uma impressionante campanha de 2024 que viu a Racing Bulls lutar pelo sexto lugar no Campeonato de Construtores, a equipa não está a abrandar.
Para as últimas três corridas de 2024, a Racing Bulls instalou a suspensão traseira e a caixa de velocidades do RB20 da Red Bull, aproveitando ao máximo as regulamentações da F1 que permitem que equipas júnior obtenham componentes não aerodinâmicos de uma equipa sénior.
Para 2025, a Racing Bulls está a ir ainda mais longe, integrando:
- A suspensão traseira do RB20
- A caixa de velocidades do RB20
- Os sidepods ‘boca de tubarão’ da Red Bull, apresentando as agora famosas entradas de ar em forma de L
De acordo com AutoRacer, este design radical contará com:
“A agora famosa entrada de ar invertida em forma de L, com uma entrada horizontal e uma vertical ligadas apenas internamente. Este é o mesmo design utilizado pela sua ‘grande’ irmã Red Bull em 2024.”
É claro que a Racing Bulls está a abraçar a sua relação técnica mais próxima com a Red Bull, uma aliança que gerou indignação entre as equipas rivais—particularmente a McLaren.
Zak Brown da McLaren pede regras mais rigorosas—mas a Racing Bulls responde
O CEO da McLaren Zak Brown tem sido vocal ao pedir completa independência entre as equipas de F1, atacando repetidamente a relação entre a Red Bull e a Racing Bulls.
Mas o CEO da Racing Bulls, Peter Bayer, não está a aceitar isso.
“Sei com certeza que a Ferrari e a Haas trabalham mais próximas do que a Red Bull Racing e nós,” disse Bayer à PlanetF1.
“Eu entendo que é uma competição implacável. Todos estão a tentar atirar pedras no caminho do outro.”
A Bayer insiste que os Racing Bulls não estão simplesmente a clonar o carro da Red Bull, argumentando que o seu VCARB02 é ainda um design independente.
“Se der um passo atrás e ouvir os nossos pilotos e engenheiros—vai ouvir que o nosso carro, é um carro diferente. Não é simplesmente uma cópia. Caso contrário, não estaríamos onde estamos em primeiro lugar.”
Esta Estratégia Vai Impulsionar os Racing Bulls na Classificação?
Com Yuki Tsunoda e o novato Isack Hadjar prontos para conduzir o VCARB02, os Racing Bulls estão a apostar forte nesta evolução inspirada na Red Bull.
- A equipa vai testar o carro a 17 de fevereiro em Imola, dando aos fãs uma primeira visão de quão DNA do RB20 foi incorporado no novo design.
- Com ligações mais próximas ao departamento de aerodinâmica da Red Bull em Milton Keynes, a equipa pode tornar-se um sério disruptor do meio do pelotão em 2025.
Mas será que a mais recente evolução dos Racing Bulls será suficiente para desafiar a McLaren, Aston Martin e Alpine?
Ou será que as batalhas políticas da F1 sobre as relações de ‘equipa B’ ofuscarão o seu progresso?
Uma coisa é certa—todos os olhares estarão voltados para os Racing Bulls quando o VCARB02 entrar em pista.