Racing Bulls está a duplicar a sua ligação à Red Bull enquanto se prepara para lançar o seu desafiador de Fórmula 1 de 2025, o VCARB02.

De acordo com a AutoRacer, a equipa baseada em Faenza irá incorporar elementos de design chave do dominante RB20 da última temporada, continuando a parceria técnica mais próxima com a Red Bull Racing.

Com a McLaren e a Ferrari a encurtar a distância em relação aos campeões em título, esta jogada pode ser a melhor oportunidade da Racing Bulls para se solidificar como uma força de topo no meio do pelotão—mas nem todos no paddock estão satisfeitos com isso.

Racing Bulls irá apresentar a suspensão traseira, a caixa de velocidades e os sidepods ‘Shark-Mouth’ da Red Bull

Após uma impressionante campanha de 2024 que viu a Racing Bulls lutar pelo sexto lugar no Campeonato de Construtores, a equipa não está a abrandar.

Para as últimas três corridas de 2024, a Racing Bulls instalou a suspensão traseira e a caixa de velocidades do RB20 da Red Bull, aproveitando ao máximo as regulamentações da F1 que permitem que equipas júnior obtenham componentes não aerodinâmicos de uma equipa sénior.

Para 2025, a Racing Bulls está a ir ainda mais longe, integrando:

  • A suspensão traseira do RB20
  • A caixa de velocidades do RB20
  • Os sidepods ‘boca de tubarão’ da Red Bull, apresentando as agora famosas entradas de ar em forma de L

De acordo com AutoRacer, este design radical contará com:

“A agora famosa entrada de ar invertida em forma de L, com uma entrada horizontal e uma vertical ligadas apenas internamente. Este é o mesmo design utilizado pela sua ‘grande’ irmã Red Bull em 2024.”

É claro que a Racing Bulls está a abraçar a sua relação técnica mais próxima com a Red Bull, uma aliança que gerou indignação entre as equipas rivais—particularmente a McLaren.

Zak Brown da McLaren pede regras mais rigorosas—mas a Racing Bulls responde

O CEO da McLaren Zak Brown tem sido vocal ao pedir completa independência entre as equipas de F1, atacando repetidamente a relação entre a Red Bull e a Racing Bulls.

Mas o CEO da Racing Bulls, Peter Bayer, não está a aceitar isso.

“Sei com certeza que a Ferrari e a Haas trabalham mais próximas do que a Red Bull Racing e nós,” disse Bayer à PlanetF1.

“Eu entendo que é uma competição implacável. Todos estão a tentar atirar pedras no caminho do outro.”

A Bayer insiste que os Racing Bulls não estão simplesmente a clonar o carro da Red Bull, argumentando que o seu VCARB02 é ainda um design independente.

“Se der um passo atrás e ouvir os nossos pilotos e engenheiros—vai ouvir que o nosso carro, é um carro diferente. Não é simplesmente uma cópia. Caso contrário, não estaríamos onde estamos em primeiro lugar.”

Esta Estratégia Vai Impulsionar os Racing Bulls na Classificação?

Com Yuki Tsunoda e o novato Isack Hadjar prontos para conduzir o VCARB02, os Racing Bulls estão a apostar forte nesta evolução inspirada na Red Bull.

  • A equipa vai testar o carro a 17 de fevereiro em Imola, dando aos fãs uma primeira visão de quão DNA do RB20 foi incorporado no novo design.
  • Com ligações mais próximas ao departamento de aerodinâmica da Red Bull em Milton Keynes, a equipa pode tornar-se um sério disruptor do meio do pelotão em 2025.

Mas será que a mais recente evolução dos Racing Bulls será suficiente para desafiar a McLaren, Aston Martin e Alpine?

Ou será que as batalhas políticas da F1 sobre as relações de ‘equipa B’ ofuscarão o seu progresso?

Uma coisa é certa—todos os olhares estarão voltados para os Racing Bulls quando o VCARB02 entrar em pista.