Joe Gibbs Racing’s Chase Briscoe deu início à temporada de 2025 da NASCAR Cup Series com grande entusiasmo, apenas para ser interrompido por um grande revés. Após garantir a pole position na Daytona 500 e um louvável quarto lugar, Briscoe viu-se a receber uma pesada penalização de nível L2. O impacto foi enorme – uma multa de impressionantes $100,000 para a sua equipa e uma dolorosa dedução de 100 pontos da temporada regular, juntamente com 10 pontos de playoffs tanto para Briscoe como para os proprietários da equipa. Esta é, indiscutivelmente, uma das penalizações mais severas dos últimos tempos.

Adicionando insulto à lesão, o chefe de equipa do carro #19 estará ausente nas próximas quatro corridas, após acusações da NASCAR de que a equipa Joe Gibbs Racing manipulou uma ‘peça de stock’. A peça em questão é um spoiler, fornecido pelo fornecedor de fonte única da NASCAR, que deveria permanecer intocável. No entanto, Briscoe e a sua equipa foram considerados culpados de modificar este componente, permitindo que se dobrasse sob pressão do ar e aumentando inadvertidamente a velocidade máxima do carro #19.

Apesar do revés, Briscoe não está a desistir. A equipa decidiu recorrer da decisão, com o Painel de Recursos de Desportos Motorizados Nacional previsto para ouvir o caso a 5 de março, uma semana após a corrida no Circuito das Américas. No entanto, devido a este cronograma, a posição de chefe de equipa do #19 será ocupada por James Small em COTA. Small, anteriormente chefe de equipa de Martin Truex Jr., tem um currículo impressionante com oito vitórias em corridas, 45 finais entre os cinco primeiros, 86 finais entre os dez primeiros e quatro aparições nos playoffs da NASCAR.

Com um 21º lugar em Atlanta e um déficit de -51 pontos antes da corrida em COTA, Briscoe está em necessidade urgente da experiência de Small. No entanto, o nativo de Indiana não é estranho à pressão. Recordando a sua performance na temporada passada, quando levou uma equipa da Stewart Haas Racing em dificuldades aos playoffs, Briscoe afirma a sua capacidade de prosperar em circunstâncias desafiadoras.

Enquanto a data da apelação se aproxima, Briscoe mantém-se otimista quanto a salvar a sua temporada. Reconhece que a penalização consumiu os seus “mulligans”, mas defende que é cedo demais para perder a esperança. Notavelmente, COTA é apenas a terceira corrida, por isso a diferença de pontos entre ele e o atual líder Ryan Blaney não é insuperável. Além disso, o carro #19 demonstrou o seu potencial de velocidade esta temporada, e Briscoe conseguiu terminar três vezes nos 15 primeiros nas quatro vezes que correu em COTA.

Mesmo com a apelação em suspenso, Briscoe mantém-se concentrado em vencer. O formato ‘vence e estás dentro’ reforça a sua confiança enquanto elabora estratégias para superar o seu déficit de pontos vencendo corridas. O seu objetivo final para a temporada permanece inalterado – vencer múltiplas corridas e provar o seu valor na pista.

Apesar das probabilidades, Chase Briscoe está preparado para transformar este revés numa recuperação. Está a contar com a sua resiliência, a apelação da equipa e a sua habilidade para navegar em circuitos de estrada para o tirar desta situação. A questão permanece: conseguirá ele superar o desafio e trazer a sua temporada de volta aos trilhos? Só o tempo dirá.