Se o mar ajuda, quando Kelly Slater entrar na água faltarão 15 dias para completar 53 anos e alguém arrisca dizer que o australiano Jack Robdinson ou o brasileiro Samuel Pupo são favoritos no heat quatro do Lexus Pipe Pro que abre o Mundial? A última vitória de Kelly Slater, a 56.ª (!), aconteceu há três anos quando venceu pela oitava vez as lendárias ondas de Pipeline na costa norte da ilha Oahu, Havai. A primeira vez que venceu em Pipeline foi há 30 anos... Agora, está de volta, depois de no ano passado ter colocado um ponto final na carreira.

O 11 vezes campeão mundial manteve-se ativo apesar do adeus à competição e onde houver tubos arrisca-se a bater qualquer concorrência, que neste início de época, perdeu alguns dos cabeças de cartaz: Gabriel Medina lesionado e o campeão do Mundo John John Florence em pausa sabática para outras aventuras.

A primeira vitória de Kelly Slater no Mundial aconteceu há 32 anos (!) quando o norte-americano tinha 20 anos. Nesse ano de 1992 conquistou pela primeira vez o título Mundial da carreira que terminou no ano passado, com 11 títulos mundiais, o último dos quais em 2011.

O período de espera do Lexus Pipe Pro vai de 27 de janeiro a 11 de fevereiro, dia do aniversário do norte-americano.