Jorge Martín foi campeão do mundo de MotoGP deste ano, mas não teve o lugar que ambicionava na equipa de fábrica da Ducati. Quando já era um forte candidato ao título pelo segundo ano consecutivo, o construtor anunciou Marc Márquez para 2025 e 2026.

Wayne Gardner disse ao site Motosan.es que não foi apanhado de surpresa com a escolha, considerando que a Ducati a tomou por forma a garantir que Márquez não iria para um rival:

Não me surpreendeu. Para ser honesto, se tivesse sido eu provavelmente teria ficado com o Jorge. Mas, bem, o Marc é um piloto muito talentoso, não há dúvida. Os dois são pilotos espanhóis, não é? Penso que o que a Ducati fez foi tirar o Márquez à concorrência. É melhor tê-lo a trabalhar com eles do que contra. Eles sabem o quão bom é o Marc. Parece que melhorou muito desde que chegou à moto da Ducati.

O antigo piloto também considera que Márquez é mais consistente na Ducati: ‘É óbvio que a Ducati tem a melhor moto da grelha, e foi assim durante muitos anos. E o Marc esteve a levar a Honda além dos limites, por isso teve tantas quedas. Continua a ter bastantes quedas, mas agora tem um bocado mais de consistência, e suponho que isso é porque a moto é muito melhor. Mas, do ponto de vista da Ducati, não podem arriscar ter o Márquez numa equipa rival’.