A Cupra, a dinâmica subsidiária da Volkswagen e uma força emergente no automobilismo, comprometeu-se com a Fórmula E para as próximas duas temporadas como o parceiro oficial da equipa rebranded Kiro Race Co. Este anúncio surge no meio de uma onda de mudanças estratégicas no ecossistema da Fórmula E, com a Cupra pronta para desempenhar um papel vital na evolução da competição.

O Papel Evolutivo da Cupra na Fórmula E

A parceria marca uma mudança para a Cupra, que anteriormente colaborou com a Abt durante duas temporadas tanto na Fórmula E como na Extreme E. Agora alinhada com a Kiro, anteriormente conhecida como ERT, a Cupra irá aproveitar os grupos motopropulsores da Porsche, sua colega do grupo Volkswagen, reforçando a sua ligação à tecnologia de veículos elétricos de ponta.

O novo alinhamento segue um ano tumultuado de negociações entre a Cupra, a Abt e a Porsche que acabaram por não se concretizar. Embora a Cupra continue a ser um patrocinador em vez de um contribuinte técnico, o seu envolvimento sinaliza um crescente interesse na Fórmula E como uma plataforma para promover a sua crescente linha de veículos elétricos.

Uma Aliança de Alto Risco

A equipa Kiro Race Co, agora rebranded, é apoiada por entidades americanas como a Forest Road e a Ares Management, ambas introduzidas na Fórmula E através da Liberty Global, o acionista maioritário da série. Estas parcerias sublinham o apelo crescente da Fórmula E como um campo de provas comercial e tecnológico.

O Director-Geral da Forest Road, Jeremy Tarica, destacou a sinergia entre as duas organizações: “A nossa parceria começa no desporto motorizado, mas estende-se muito além disso. Partilhamos a crença em desafiar o status quo e liderar a mudança nos nossos respetivos campos.”

A aquisição da Kiro sinaliza a crescente influência dos investidores norte-americanos na Fórmula E, solidificando ainda mais as ambições globais da série.

As Ambições da Cupra no Desporto Motorizado e no Mercado

O compromisso da Cupra com a Fórmula E surge numa altura de crescimento explosivo para a marca. O fabricante de automóveis anunciou recentemente lucros recorde de 625 milhões de euros em 2023, juntamente com um aumento de 31% no volume de negócios anual para 14,3 mil milhões de euros. Os planos para entrar no mercado norte-americano até ao final da década, com uma gama de SUVs elétricos, alinham-se perfeitamente com os seus projetos de desporto motorizado de alto perfil.

Xavi Serra, responsável global de corridas da Cupra, enfatizou os objetivos estratégicos da marca: “A Fórmula E oferece uma plataforma competitiva para desenvolver o futuro dos automóveis elétricos de estrada. Ao combinar o nosso know-how técnico com a equipa, estamos totalmente preparados para competir ao mais alto nível.”

O Novo Caminho da Abt com a Lola Yamaha

Entretanto, a Abt, outrora sinónimo de Cupra, embarcou numa nova jornada ao fazer parceria com a Lola-Yamaha para os grupos motopropulsores. Este desenvolvimento sublinha uma crescente diversificação dentro da Fórmula E, à medida que alianças tradicionais dão lugar a novas parcerias.

Apesar das esperanças iniciais de uma colaboração tripla entre Abt, Porsche e Cupra, complicações—provavelmente ligadas à propriedade sobreposta sob a Volkswagen—acabaram por descarrilar esses planos. Em vez disso, a Abt escolheu a Lola Yamaha para as restantes temporadas da Gen3, marcando uma mudança significativa para a histórica equipa de corridas.

A Grande Imagem: O Apelo Crescente da Fórmula E

A Fórmula E continua a crescer como um íman para marcas globais ansiosas por mostrar as suas credenciais elétricas. Jon Wilde, uma figura chave na concretização do acordo entre Cupra e Kiro, elogiou a parceria como um marco para o desporto: “Este é o endosse perfeito da nossa visão e compromisso em construir parcerias comerciais fortes. A Fórmula E é uma plataforma única para marcas internacionais se conectarem com um público global engajado.”

O Que Vem a Seguir para a Cupra e a Kiro?

As próximas temporadas serão cruciais para a nova aliança Cupra-Kiro. Com os grupos motopropulsores da Porsche sob o capô e a força de marketing da Cupra nos bastidores, a equipa está bem posicionada para desafiar os líderes da grelha. A transição também prepara o terreno para a Cupra refinar ainda mais as suas tecnologias de carros elétricos de estrada, alinhando-se com a sua estratégia de negócios mais ampla.

Embora o colapso dos planos anteriores com a Abt e a Porsche represente uma oportunidade perdida, as novas parcerias sinalizam novos começos. Para a Cupra e a Kiro, o próximo capítulo na Fórmula E promete ser tão emocionante quanto as corridas de alta velocidade em si.