Todos os fãs da NASCAR conhecem a sensação—assistir a uma corrida, ver uma equipa ser penalizada com uma decisão brutal e pensar, “Isto simplesmente não parece justo!” Isso aconteceu repetidamente em 2024, alimentando a indignação sobre a forma como a NASCAR lidou com veículos danificados e as acusações de manipulação de corridas. Mas, à medida que se aproxima de 2025, a NASCAR está a fazer mudanças ousadas, reformulando a Política de Veículos Danificados (DVP) e redefinindo o que constitui manipulação de corridas—uma mudança que pode alterar o desporto para sempre.

Mas será que estas atualizações de regras resolverão os problemas de credibilidade da NASCAR, ou apenas irão adicionar mais combustível ao fogo? Vamos analisar o que está a mudar—e como o insider da NASCAR Kevin Harvick pensa que as equipas irão reagir.


A NASCAR Dá Mais Poder às Equipas Sobre Veículos Danificados

Durante anos, a NASCAR ditou o que acontecia com os carros danificados, muitas vezes tomando decisões impopulares que afastavam as equipas das corridas. Mas a partir de 2025, a NASCAR está a recuar, dando mais controlo às equipas sobre se devem reparar ou aposentar os seus carros.

Aqui está o que está a mudar:

✔️ Carros danificados já não são automaticamente considerados fora de competição – As equipas podem agora trabalhar nas reparações mesmo que um veículo tenha sido rebocado ou enviado para a garagem.
✔️ Limites de tempo introduzidos para reparações na box – As equipas terão sete minutos para reparações na box, com um limite alargado de oito minutos para corridas no Atlanta Motor Speedway.
✔️ Sem limite de tempo na garagem – Se as equipas levarem um carro para a garagem para reparações, podem trabalhar nele sem restrições—mas se não conseguirem sair da box antes que o seu limite expire, penalizações seguir-se-ão.
✔️ Carros rebocados têm uma oportunidade – Qualquer veículo que não consiga chegar à box devido a danos de colisão ou pneus furados será agora diretamente levado para a garagem para reparações—algo que a NASCAR se recusou a permitir anteriormente.

O que isto significa para as equipas? Simples: agora decidem se o seu carro está realmente fora de competição, em vez de ter um oficial da NASCAR a tomar essa decisão.


Kevin Harvick sobre a Mudança de Poder da NASCAR: “Estou Feliz que Eles se Retiraram”

Um homem que não está triste por ver a NASCAR afrouxar o seu controlo? Kevin Harvick. O campeão aposentado da Cup Series tem sido vocal sobre as inconsistências da NASCAR na aplicação das regras para veículos danificados.

“Estou contente que eles se tenham afastado do que está a acontecer porque agora podem rebocar aquele carro para a garagem com os pneus furados. Podem rebocar o carro para a garagem com um estrago e dizer: ‘Boa sorte, equipas, espero que consigam voltar à pista.’”

O ponto de Harvick é claro—NASCAR nunca iria ganhar esta batalha. Não importa qual decisão tomassem, alguém sentia sempre que tinha sido prejudicado.

“Deixem a equipa tomar a decisão. E estou contente que a NASCAR não tenha de estar no meio disto porque não iam ganhar. Sim, não iam ganhar. O argumento—se era certo ou errado—alguém ia sempre sentir que havia favoritismo… E vimos isto a acontecer várias vezes no ano passado.”

Uma dessas situações? O pesadelo de Ryan Blaney em Watkins Glen.


Controvérsia em Watkins Glen: Ryan Blaney vs. NASCAR

Na última temporada, a política de veículos danificados da NASCAR esteve no centro de múltiplas controvérsias de alto perfil, mas nenhuma mais evidente do que o que aconteceu a Ryan Blaney.

📍 Watkins Glen, 2024 – Na Volta 1, Blaney ficou envolvido num acidente. O seu carro ficou danificado, mas estaria além de reparação? A sua equipa nem sequer teve a oportunidade de descobrir. A NASCAR imediatamente o excluiu, rebocando o seu carro para fora da pista—terminando o seu dia.

Blaney estava furioso e mais tarde criticou a forma questionável como a NASCAR lidou com a situação:

“Dêem-nos uma oportunidade para consertar. Como é que eles sabem se já acabámos ou não? Eles não têm ideia do dano. É que eu não consegui levá-lo de volta para a box e estamos feitos. Você é rebocado de volta para a garagem, e não pode levá-lo de volta!”

Para piorar as coisas, a NASCAR enviou um camião de reboque para a pista durante a corrida—uma decisão que levantou sérias preocupações de segurança e enfureceu os fãs.


Isto Silenciará os Críticos da NASCAR?

No cerne destas alterações de regras está um objetivo simples—restaurar a confiança. Fãs, pilotos e equipas há muito que sentem que certas regras foram aplicadas de forma injusta, ou que a NASCAR estava a favorecer alguns.

Agora, com as equipas a terem mais autonomia sobre os seus próprios resultados de corrida, há esperança de que a frustração e a indignação de 2024 não se repitam.

Mas não se enganem—a reputação da NASCAR está em jogo.

Será que isto será suficiente para reparar os danos causados? Ou 2025 trará um novo conjunto de controvérsias que colocará o desporto sob fogo mais uma vez?

Uma coisa é certa: a pressão está em cima.