O atual campeão de Fórmula 1, Max Verstappen, expressou frustração com o que considera ser uma direção excessivamente “politicamente correta” no desporto, citando as recentes regulamentações da FIA como tornando-o “menos agradável.”

O polémico piloto da Red Bull tornou-se um ponto focal para a questão no início desta temporada após receber uma penalização por violar o Artigo 12.2.1k do Código Desportivo Internacional. Verstappen foi condenado a um dia de trabalho comunitário por ter proferido palavrões ao descrever as dificuldades na configuração do seu carro durante uma conferência de imprensa.

“O Carro Estava F***” Gera Controvérsia**

O incidente que colocou Verstappen em apuros ocorreu em Baku, quando ele declarou de forma brusca: “Sabia que o carro estava f*****,” durante uma interação com a imprensa após a sessão. A resposta da FIA provocou uma reação imediata de pilotos e fãs, com Verstappen a retaliar, dando respostas curtas e de uma palavra nas conferências de imprensa seguintes.

“Não sei, meu,” disse Verstappen quando questionado mais tarde sobre a penalização. “Tens sempre de ser politicamente correto. Isso sempre foi assim, mas com algumas das coisas que surgiram ultimamente, torna-se um pouco menos agradável.”

A FIA Reprime o Comportamento dos Pilotos

A recente repressão da FIA à linguagem e comportamento gerou um debate mais amplo entre o paddock. Charles Leclerc, da Ferrari, também enfrentou punição sob a mesma regulamentação durante o Grande Prémio do México, embora tenha escapado com uma multa após emitir um pedido de desculpas formal.

A Associação de Pilotos de Grande Prémio (GPDA), presidida por Alexander Wurz e representada por diretores como George Russell, respondeu instando o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a reconsiderar o tom e a frequência das reprimendas aos pilotos.

A declaração da GPDA enfatizou que a sobre-regulamentação poderia erodir a autenticidade que os fãs adoram nas personalidades da F1, dizendo: “Os pilotos são seres humanos, não robôs. A autenticidade e a emoção são parte do que torna o desporto relacionável.”

Verstappen: “Tens de ter cuidado com o que dizes”

O bicampeão mundial insinuou que a atmosfera atual na F1 o tornou mais cauteloso sobre como se expressa. “Se piorar, não sei,” admitiu Verstappen. “Mas para mim, prefiro não dizer muito. Estou apenas a viver a minha vida, a fazer o que tenho de fazer nos fins de semana de corrida, mas também fora disso. Tens de ter muito cuidado com o que dizes.”

Reação dos Fãs e Pilotos

As regulamentações mais rigorosas da FIA sobre linguagem e conduta têm enfrentado críticas não apenas de pilotos, mas também de fãs, que argumentam que a Fórmula 1 corre o risco de perder a sua essência ao controlar excessivamente emoções naturais. A crescente frustração de Verstappen ecoa o sentimento de que a autenticidade e a crueza da F1 são o que a distingue de outros desportos.

À medida que a dominância de Verstappen continua na pista, a sua crítica franca fora dela serve como um lembrete do equilíbrio que a Fórmula 1 deve manter entre preservar o profissionalismo e conservar os momentos crues e não filtrados que a tornam verdadeiramente emocionante. Se as palavras de Verstappen inspirarão mudança ou levarão a mais divisão, permanece por ver, mas uma coisa é certa—ele não se conterá.