A KTM Sportmotorcycle GmbH está a atravessar um momento tenso e delicado no que toca à sua existência e saúde financeira mas embora a situação seja desesperante, conforme Carlo Pernat adjetiva, é também ‘menos dramática’ do que as notícias o querem fazer querer, considera.
O empresário de pilotos do MotoGP abordou o tema em conversa com a MOW Magazine, conforme veiculado pelo Motosan, que e tal como o Motorcycle Sports já havia também referido, o departamento do MotoGP não está em risco: ‘Não posso mostrar-te os documentos assinados, mas posso garantir-te que há outros muito recentes que nos dão garantias absolutas de que toda a parte da KTM MotoGP está fora de qualquer dinâmica da crise empresarial que estão a atravessar’.
Ainda assim existem outros departamentos em pior situação, verdadeiramente preocupante, mas o empresário de Enea Bastianini garante que o futuro do piloto está assegurado, ele que em 2025 irá vestir as cores da KTM Tech3: ‘Se me perguntares se a situação roça o desespero, dir-te-ei que sim. Mas se me perguntarem se estou preocupado com o Enea e as corridas, direi que não’.
E explicou até de que números reais se trata a situação, afirmando que estes são de outra ordem e não a noticiada: ‘Mas também é preciso dizer que a situação, embora roçando o desespero, é menos dramática do que se conta por aí’.
E esclareceu, novamente ao sublinhar que o departamento de corrida da fabricante austríaca não está em risco:
– Não há nenhuma falência declarada e a liquidez necessária a curto prazo, concretamente 500 milhões de euros, não tem nada a ver com a dívida de cerca de 3.000 milhões de euros de que se fala. A dívida existe e agora nem os diretamente implicados a negam, mas a urgência é de cerca de 500 milhões. Ninguém se declarou falido, mas sim no que aqui chamamos suspensão de pagamentos com o consequente plano de reestruturação. Para além da KTM, os documentos apresentados ao tribunal referem-se a outras duas empresas que sempre fazem referência à KTM e se formos ver nenhuma das três empresas tem algo a ver com as corridas.
Por: AM