O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que irá participar, na quinta-feira, na reunião do grupo Ramstein, que reúne os principais aliados da Ucrânia na Alemanha para discutir formas de apoio ao país no combate à invasão russa.
"Amanhã [quinta-feira], vou participar numa reunião no formato Ramstein e também tenciono manter conversações com parceiros ao nível dos ministros da defesa e comandantes militares", afirmou esta quarta-feira Zelensky, no seu discurso diário.
A reunião irá decorrer a poucos dias da tomada de posse do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em 20 de janeiro, que prometeu acabar rapidamente com a guerra de quase três anos entre a Rússia e a Ucrânia, desencadeada pela invasão russa em fevereiro de 2022.
Zelensky disse que dezenas de países parceiros irão participar na reunião na Base Aérea de Ramstein, incluindo os que podem contribuir para o aumento das capacidades de defesa da Ucrânia.
Juntas, as cerca de 50 nações que participam na reunião, já forneceram mais de 126 mil milhões de dólares (121,7 mil milhões de euros) em treino militar, assistência e armamento, que inclui milhões de cartuchos de munições, aviões de combate avançados, sistemas de defesa aérea, sistemas anti-'drones' e até tanques.
Com LUSA