O Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, acolhe a partir de hoje o XI Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE), uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação. O evento, que decorre até quarta-feira, 7 de Maio, culminará com a cerimónia de entrega de prémios às 10h30.

Organizado pela Direcção de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, o festival está integrado no programa EDUCAmedia, que visa desenvolver competências na área da produção e realização audiovisual e multimédia junto de alunos e professores da Região.

A cerimónia final do evento contará com a entrega dos prémios EDUCAmedia Escolas e os Prémios FACE, incluindo uma homenagem a um professor destacado e o reconhecimento de um projecto escolar de excelência. Durante a mesma cerimónia serão também anunciados os vencedores da 14.ª edição do Madeira Curtas.

"Este festival tem como principal objectivo dar a conhecer o cinema e o audiovisual nos estabelecimentos de educação e ensino da Região e premiar o que de melhor se faz nesta área", explicou a tutela, acrescentando que o evento reconhece trabalhos realizados no âmbito de projetos como 'Aprender com o Cinema', 'TV Escola', 'TICultura', e 'Literacia Mediática e Publicidade'.

O concurso deste ano contempla sete categorias: melhor imagem, melhor som, melhor representação, melhor curta-metragem júnior, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem escolar e melhor curta-metragem. Adicionalmente, será atribuído o troféu 'Escolha do Público' à curta finalista que receber mais gostos no Facebook.

Paralelamente, a 14.ª edição do Madeira Curtas, subordinada ao tema 'Juntos Somos Melhores', bateu recordes de participação com 941 curtas-metragens submetidas a concurso, provenientes de 109 países. Os prémios serão divididos em duas categorias distintas: uma para participação internacional e outra para participação nacional.

Durante os três dias do festival, os visitantes terão oportunidade de apreciar os trabalhos dos estudantes da Região e descobrir novos talentos no campo da comunicação, artes e design, promovendo competências fundamentais para o futuro profissional dos jovens madeirenses.