O Volvo 240 é, provavelmente, o modelo da marca sueca mais icónico de todos, apesar das suas formas angulares e conservadoras que não o impediram de se tornar uma referência na indústria automóvel,

A Volvo Cars revelou o 240 ao mundo em 1974, um modelo que rapidamente se tornou icónico pelo seu design angular clássico. Apesar de alguns o terem descrito como um modelo de formato quadrado, “boxy”, a verdade é que essa escolha estética não foi feita ao acaso.

No entanto, e em linha com o pilar essencial da marca sueca, a segurança já há 50 anos era um fator de extrema importância para a Volvo, e por isso, o capot e a traseira alongados não eram apenas decisões de design rentáveis, mas também deliberadas para melhorar a segurança dos passageiros.

Estas características permitiram a integração de inovações como zonas de deformação e para-choques grandes, especificamente concebidos para absorver a energia cinética das colisões, proporcionando assim uma maior proteção aos ocupantes.

O design exterior, também foi uma referência na altura do lançamento do Volvo 240, já que as superfícies planas foram engenhosamente concebidas para maximizar o espaço interior.

Este design proporcionava amplo espaço para as pernas tanto para o condutor como para os passageiros, juntamente com uma bagageira grande, fazendo do 240 um modelo familiar de referência.

A Volvo produziu a série 240 durante 19 anos, terminando em 1993. Trinta e um anos depois do fim de linha do histórico modelo, o 240 continua a ser um modelo muito conceituado e procurado até hoje.