“Porque é que não voltas para o teu país?” Foi assim que Marjorie Taylor Greene, reconhecida representante do Partido Republicano, respondeu a uma jornalista britânica, durante uma conferência de imprensa. A repórter estava a questioná-la sobre o caso dos planos para atacar o Iémen que foram divulgadas pela administração Trump através de mensagens na aplicação Signal.

O episódio aconteceu esta quarta-feira. Marjorie Taylor Greene, uma ferverosa apoiante do presidente Donald Trump, respondia a questões da imprensa quando foi interpelada por uma jornalista da Sky News. A repórter britânica Martha Kelner tentou colocar uma pergunta à representante republicana, mas esta recusou-se a responder, alegando que falava com norte-americanos.

"Estamos a lixar-nos para ti"

“De que país é que és?”, perguntou Marjorie Taylor Greene à repórter, que lhe respondeu que vinha "do Reino Unido”.

“Estamos a lixar-nos para a tua opinião e a tua cobertura jornalística, disse então a política republicana, e atirou: “Porque é que não voltas para o teu país?”.

Marjorie Taylor Greene passou a palavra a outro repórter, assinalando que respondia por ser “um jornalista americano”.

Num momento de camaradagem, o repórter americano disse à política republicana: “Sou um jornalista americano e gostava de ouvir a sua reposta à pergunta que ela [a repórter britânica] lhe está a colocar”. Marjorie Taylor Greene voltou a recusar-se. “Não respondo à pergunta dela, não quero saber do canal dela.”

Marjorie Taylor Greene, que representa a Geórgia na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, é membro do Partido Republicano e uma teórica da extrema-direita norte-americana. É conhecida por promover teorias da conspiração e o ideal da supremacia branca, sendo uma figura de destaque no movimento MAGA (“Make America Great Again”).

Antecedentes e o caso do fato de Zelensky

Esta não é a primeira vez que a republicana está envolvida num incidente com um jornalista estrangeiro. No ano passado, chegou mesmo a usar impropérios contra uma repórter da BBC.

Marjorie Taylor Greene é também a companheira de Brian Glenn, repórter do canal de extrema-direita Real America's Voice, que, há um mês, protagonizou um episódio insólito com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.

Glenn, o companheiro de Greene, tentou humilhar o chefe de Estado ucraniano e perguntou-lhe porque é que não vestia um fato, durante um encontro entre Zelensky e Trump em plena Casa Branca.