Um acidente com um teleférico, esta terça-feira, provocou pelo menos seis feridos na estância de esqui de Val-Thorens, em Sabóia (França). Segundo o jornal Le Figaro, duas pessoas ficaram gravemente feridas embora não corram risco de vida e quatro ficaram “ligeiramente feridas”.
O teleférico transportava 16 trabalhadores para um estaleiro em curso, quando chocou violentamente com a estação de chegada de Cime Caron, em Val Thorens, situada a uma altitude de 3.000 metros. As causas do acidente estão ainda por apurar.
O acidente ocorreu por volta das 7h30 (menos uma hora em Lisboa) e a cabina em questão estava a ser utilizada no âmbito de uma obra em curso.
A autarquia de Sabóia indica, em comunicado, que as condições climatéricas da manhã desta terça-feira eram “muito complicadas a mais de 3.000 metros de altitude”.
Para o local foram mobilizados vários meios para socorrer as vítimas, nomeadamente os bombeiros e o SAMU (serviço médico de urgência) aos quais se juntaram socorristas da estância.
“Todas as vítimas e pessoas envolvidas estão a ser retiradas pelo teleférico de Orelle-Caron”, acrescentou a autarquia. Por seu lado, o diretor da estância, Vincent Lalanne, confirmou que a mesma “continua aberta”.
O autarca de Sabóia informa ainda que ativou “a unidade de gestão de crise, o centro operacional e o plano de acidentes em massa (NOVI), a fim de coordenar os serviços de emergência em conjunto com os presidentes das autarquias em causa”.