“Sacos de Memórias” é o nome do projeto de humanização de cuidados no fim de vida da ULS Braga. Inspirado no reconhecido Modelo SWAN, desenvolvido pela enfermeira Fiona Murphy, este projeto, já adotado em 70 hospitais em todo o mundo, visa proporcionar “um ambiente de respeito, dignidade e compaixão no processo de luto”.

Com a reutilização do tecido não tecido, proveniente dos kits cirúrgicos utilizados no Bloco Operatório, a ULS Braga criou sacos personalizados para entregar os pertences dos utentes falecidos às suas famílias. “Este gesto simbólico substitui o uso tradicional de sacos de plástico, oferecendo não só uma solução sustentável, como também uma demonstração tangível de empatia e respeito pelos familiares em luto”, avança a unidade em comunicado.

Esta prática já permitiu a reutilização de 1112 folhas de TNT, evitando o descarte de aproximadamente 61 kg de resíduos e resultando na confeção de 2000 sacos personalizados. Estima-se que esta será a quantidade mínima produzida anualmente. A iniciativa foi criada no Gabinete da Qualidade e teve apoio da Comissão de Humanização e da Liga dos Amigos. Envolveu também a equipa de Enfermagem do Bloco Operatório e do Voluntariado do Hospital de Braga.

Além dos benefícios ambientais, o projeto promove “uma melhoria significativa na comunicação não-verbal entre profissionais de saúde e familiares, permitindo uma abordagem mais empática e cuidadosa”, de acordo com o hospital.

Outra mais-valia é o fortalecimento da relação entre a instituição e as famílias. “Este projeto simboliza o nosso compromisso com uma abordagem mais humanizada e respeitosa, nos momentos mais difíceis, e com a sustentabilidade ambiental”, afirma Marco Sameiro, coordenador do Gabinete da Qualidade da ULS Braga.

Fátima Faria, presidente da Comissão de Humanização da ULS Braga, reforça ainda que “a implementação do projeto demonstra a importância que a instituição atribui ao cuidado centrado na pessoa, ao longo de todo o seu ciclo vital, ao respeito pela dignidade, fazendo com que cada família sinta verdadeiramente o nosso apoio e empatia”.

A ULS Braga pretende continuar a expandir esta iniciativa, como forma de garantir um ambiente de cuidado cada vez mais humano e solidário, onde cada gesto, palavra e atitude sejam reflexos de respeito e dignidade. “Humanizar está nos detalhes, nos gestos e nas palavras”, conclui.

MJG

Notícia relacionada

Associação alerta para situação “dramática” nos Cuidados Paliativos