Foram avistadas trombas de água, esta sexta-feira, em diferentes pontos do país: em Sintra, distrito de Lisboa, e em Viana do Castelo. No sábado passado, o fenómeno meteorológico foi registado em Sesimbra e em algumas zonas do Alentejo.

As imagens foram partilhadas nas redes sociais. Num dos vídeos, vê-se uma "nuvem funil" na Praia da Aguda, em Sintra. O mesmo se vê numa foto tirada do Cabo da Roca, também em Sintra. Nos comentários, utilizadores alegam ter avistado a tromba de água, esta manhã, a partir da Ericeira.

Também nas redes sociais foram partilhadas imagens do fenómeno meteorológico, esta sexta-feira de manhã, ao largo de Viana do Castelo.

Tudo aponta para que seja uma tromba de água, disse um meteorologista do IPMA ao Jornal de Notícias, porém, tem de ser analisado com mais detalhe.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma tromba de água é um fenómeno meteorológico que consiste num "turbilhão de vento, muitas vezes violento". O resultado é uma "coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil".

O fenómeno meteorológico era relativamente raro (mas não inédito) em Portugal, mas nos últimos meses tem-se tornado cada vez mais frequente.

Há sete meses, uma tromba de água formou-se na zona da Ponta do Sol, na ilha da Madeira. O fenómeno durou vários minutos.

Meses depois, em fevereiro, uma tromba de água atingiu Lagos. Em Silves, um idoso ficou ferido depois de uma rajada de vento muito forte, minutos depois da tromba de água em Lagos. Duas habitações ficaram danificadas.

No sábado passado, uma tromba de água atingiu a zona de Sesimbra. O fenómeno durou vários minutos. A zona mais atingida terá sido o porto, onde várias embarcações viraram. No mesmo dia, um mini-tornado foi registado no Sardoal, em Santarém.

No dia anterior, as cidades de Beja e Campo Maior tinham sido atingidas por tornados, que causaram estragos.

Cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos do norte de Portugal estão, até às 18:00 desta sexta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros localmente fortes e acompanhados de trovoadas e que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo, segundo o IPMA

São eles Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.

O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e podendo ser sob a forma de granizo, entre as 10:00 e as 18:00 de sábado.