O TikTok eliminou a conta de um utilizador que partilhou uma imagem criada por inteligência artificial (IA) de Gisèle Pelicot, que se tornou um símbolo das vítimas de violação, avança hoje a agência France Presse (AFP).

Segundo a agência de notícias, a plataforma apagou a conta do utilizador na terça-feira, na sequência de uma denúncia, e o conteúdo está agora inacessível, disse a rede social à AFP.

A conta em questão tinha publicado um desenho gerado por IA de Gisèle Pelicot, representada sob a forma de uma estatueta com vários objetos associados.

A imagem, que foi partilhada por vários meios de comunicação social antes de ser apagada, mostrava Gisèle Pelicot associada a vários objetos que remetiam para as violações de que foi vítima.

Gisèle Pelicot, cujo ex-marido foi condenado em 20 de dezembro a 20 anos de prisão por violação agravada em França, depois de a ter drogado e entregado a desconhecidos durante dez anos, tornou-se um ícone feminista e um símbolo das vítimas de violação.

A imagem difundida fazia parte da tendência dos 'starter packs' (imagem representativa de alguém e dos seus gostos) que tomou conta das redes sociais desde abril.