O criador da Tesla já promete há quase uma década o lançamento de carros autónomos - que se conduzem sozinhos, sem a necessidade de uma pessoa ao volante -, mas foi no final de janeiro que deu uma data aos investidores: até junho, Musk quer ter táxis autónomos a circular por Austin, no estado norte-americano do Texas.

A Tesla tem vindo a culpar os seus utilizadores pelos acidentes que envolvem os sistemas de autopiloto e “Full Self-Driving" (FSD) e, agora, com o lançamento de táxis sem condutor, os juristas dizem que isto colocará a responsabilidade pelos acidentes diretamente na Tesla.

Elon Musk decidiu mudar a sede da Tesla para Austin em 2021, para fugir da apertada regulação da Califórnia. As duas agências da Califórnia que regulam esta indústria, disseram à agência Reuters que a Tesla ainda não pediu as licenças para operar veículos autónomos ou para levar passageiros e que não tem providenciado dados de testes ao estado desde 2019.

Porquê no Texas?

A legislação do estado do Texas, por sua vez, permite que o serviço de táxi autónomo seja disponibilizado sem qualquer licença especial, o que vai ao encontro ao posicionamento antigovernamental de Musk. As leis do estado permitem que as empresas de veículos autónomos tenham acesso total às ruas públicas, desde que estejam registados e com seguro.

A Tesla não vai ser a primeira empresa a pôr táxis sem condutor nas estradas. As empresas Waymo e Cruise já marcam presença e são as duas únicas que, até agora, garantiram licenças para operar serviços pagos de táxis autónomos.

O teste e operação de veículos autónomos é permitido nas estradas do Texas “desde que cumpram os mesmos requisitos de segurança e seguros que qualquer outro veículo”, diz Adam Hammons, porta-voz do Departamento de Transportes do estado.

O aumento de veículos autónomos em Austin durante os últimos 2 anos tem levantado preocupação do governo e dos residentes, depois de vários "quase acidentes", envolvendo peões, ciclistas e outros veículos. Em 2023, mais de 20 táxis robôs da Cruise causaram trânsito, ao bloquearem uma rua, enquanto tentavam circular à volta uns dos outros.

Musk fez estas promessas relativamente ao seu táxi robô no mesmo dia em que a Tesla anunciou lucros dececionantes (que não cumpriram as expectativas e vieram no seguimento das notícias de que a Tesla teve o seu primeiro declínio de vendas em 2024). As ações subiram 3% no dia seguinte.