
Sete distritos do Continente vão estar esta sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Face a estas previsões, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha apelam à população para que evite alguns comportamentos.
“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste-Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 16 e os 17 segundos”, prevê a AMN.
Além da agitação marítima são esperados “ventos provenientes do quadrante Sul-Sudoeste, com uma intensidade média de até 65km/h e rajadas até 117km/h”.
Face a estas previsões, a Marinha e a AMN alertam, num comunicado conjunto enviado às redações, quer a comunidade marítima, quer a população em geral para os cuidados a ter:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Como vai estar o tempo esta sexta-feira
O IPMA prevê céu estará ”em geral muito nublado" com “períodos de chuva a partir da manhã, sendo por vezes forte nas regiões Norte e Centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”.
Há possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral Norte e Centro, com rajadas até 80 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 95 km/h, rodando gradualmente para o quadrante oeste e enfraquecendo no final do dia.
Atenção à “formação de neblina ou nevoeiro matinal na região Sul” e quanto às temperaturas, as mínimas vão sofrer uma pequena subida, e as máximas registar uma pequena descida.
Atenção aos avisos
De acordo com o IPMA, sete distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira, a partir das 12:00, sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de três) devido à agitação marítima forte: Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
No sábado, estes sete distritos e outros três, Faro, Setúbal e Beja, vão estar sob aviso amarelo (o menos grave numa escala de três) devido à previsão de agitação marítima, em que se esperam ondas "com quatro a cinco metros", segundo o IPMA.
Por precipitação, com "períodos de chuva, por vezes forte", o instituto emitiu aviso amarelo para sexta-feira em nove dos 18 distritos do continente - Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.
Ainda para sexta-feira, há aviso amarelo devido à previsão de vento para os distritos de Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.