
A Stellantis apresentou o STLA AutoDrive 1.0, um sistema desenvolvido internamento e que oferece nível 3 de condução autónoma até aos 60 km/h, reduzindo o esforço do condutor em áreas urbanas e permitindo um melhor aproveitamento do tempo no trânsito.
De acordo com a Stellantis o sistema pode ser ativado por um botão físico quando as condições adequadas são detetadas, e dessa forma o sistema assume o controlo da mantendo as distâncias seguras e ajustando a velocidade e gerindo a direção e a travagem de forma integrada, com base no fluxo de trânsito.
O STLA AutoDrive monitoriza continuamente o ambiente que rodeia o veículo através de um conjunto avançado de sensores, de modo a garantir um conhecimento de alta precisão e um funcionamento fiável, mesmo em condução noturna ou em condições climatéricas mais desafiantes, como sob chuva ligeira ou com o spray provocado pelas outras viaturas.

O sistema conta ainda com mecanismo automatizado de limpeza dos sensores de formas a manter os componentes críticos limpos, para um funcionamento adequado.
A velocidades mais elevadas, o STLA AutoDrive oferece a comodidade do Cruise Control Adaptativo e das funções de centragem na faixa de rodagem nos modos de Nível 2 (“Hands-on”) e Nível 2+ (“Hands-off”, “Eyes-on”). Desenvolvido com base numa arquitetura escalável, o STLA AutoDrive está pronto a ser implementado e pode ser adaptado aos mercados globais através dos veículos da Stellantis, garantindo uma implementação sem problemas à medida que as estratégias comerciais se alinham com a procura do mercado.

O sistema está ainda conectado à cloud, permitindo melhorias contínuas através de atualizações over-the-air e integração de dados em tempo real, para um desempenho otimizado.
A Stellantis anunciou ainda que o novo sistema está em conformidade com os regulamentos aplicáveis nos mercados suportados e exige que os condutores permaneçam sentados, com o cinto de segurança colocado e aptos a assumir o controlo sempre que solicitado. Para além disso, respeita, igualmente, as legislações das diferentes regiões sobre a conduta do condutor, incluindo as restrições de utilização de telemóveis.

“Ajudar os condutores a tirar o melhor partido do seu tempo é uma prioridade”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao tratar das tarefas de condução mais rotineiras, o STLA AutoDrive irá melhorar a experiência de condução, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”