Subiu para seis o número de mortes associadas a bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, em Vang Vieng, no Laos. A sexta vítima mortal é uma adolescente australiana de 19 anos, que se encontrava em estado grave, ligada a um equipamento de suporte de vida. As outras vítimas são duas turistas dinamarquesas (19 e 20 anos), um norte-americano, uma britânica (28 anos) e outra jovem australiana (19 anos).

Na quinta-feira, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, anunciou no Parlamento a morte da australiana Bianca Jones, e admitiu que uma outra jovem da mesma idade estava "a lutar pela sua vida". Essa adolescente seria Holly Bowles, a mais recente vítima mortal, que acabou por morrer num hospital na capital tailandesa Bangkok.

O anúncio foi feito pela família de Holly Bowles, numa declaração enviada à imprensa australiana.

“Estamos muito tristes em dizer que a nossa linda menina Holly agora está em paz. Encontramos conforto e consolo em saber que Holly trouxe tanta alegria e felicidade a tantas pessoas", lê-se no comunicado, citado pela AP .

As duas turistas, originárias de Melbourne, começaram a sentir-se mal no hostel Nana Backpackers, em Vang Vieng, onde estavam hospedadas. Terão bebido shots oferecidos pelo gerente, mas o homem garante que estavam bem quando saíram do edifício. Os funcionários levaram-nas ao hospital no dia 13 de novembro. As duas jovens viriam a falecer uma semana depois.

Cerca de 12 turistas terão adoecido depois de terem frequentado uma festa em Vang Vieng, sendo que vários tiveram que ser hospitalizados na Tailândia, país vizinho. Esta região é conhecida por atrair turistas mochileiros de todo o mundo, especialmente pelo ecoturismo. As autoridades de vários países ocidentais alertam regularmente os seus cidadãos para os riscos de envenenamento por metanol ao consumir álcool no Laos.

Gerente e proprietário do hostel foram detidos

Os responsáveis pelo hostel, onde as duas adolescentes australianas ficaram hospedadas, foram detidos pelas autoridades locais.

A informação foi avançada pelos funcionários do estabelecimento, que embora não aceitasse novos hóspedes, ainda continuava em funcionamento.

O que é o metanol?

O metanol é um álcool utilizado no fabrico de anticongelante, líquido de lavagem de para-brisas, verniz ou tinta para fotocopiadoras. Pode ser adicionado a bebidas para aumentar o nível alcoólico e reduzir o preço, mas pode causar cegueira, danos no fígado e morte.

De acordo com vários especialistas, citados pela BBC, esta substância mortal é geralmente misturado em bebidas contrafeitas, em vez do etanol, por ser mais barato que o álcool.

" O metanol é como o álcool nas nossas bebidas – incolor e inodoro – mas o seu impacto nos humanos pode ser mortal", explica Christer Hogstrand, professor de ecotoxicologia molecular do King's College London.

A Austrália tem pressionado as autoridades do Laos, para que sejam transparentes na sua investigação. Países como a Nova Zelândia e Países Baixos já fizeram saber que estão a acompanhar cidadãos seus, também envolvidos em incidentes semelhantes.

- Com Lusa

[Última atualização às 22:08]