O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, dando continuidade à sua visita oficial às Ilhas do Canal, contactou, esta terça-feira, com vários empresários madeirenses que têm investimento feito na ilha de Guernsey, onde vive uma grande comunidade madeirense.

Entre os empresários visitados incluim-se Bernardino Gonçalves, responsável pela empresa 'Bernie’s Gardening', e Paulo Gouveia, fundador do grupo 'Paulo’s Garden Center' e 'Paulo’s Gardening Services'. Este último empresário é, também, proprietário da empresa madeirense 'Santagro'.

Estas visitas são entendidas pelo governante como uma forma de reforçar os laços com a diáspora, ao mesmo tempo que reconhece o seu contributo para as economias local e regional.

"A presença de empresários madeirenses com este dinamismo e visão estratégica deixa-nos profundamente orgulhosos", afirmou Sancho Gomes, realçando que "é extraordinário ver como estes empresários não só criam emprego e geram riqueza em Guernsey, como mantêm um vínculo activo com a Madeira, investindo também na sua terra de origem".

No conjunto de empresas visitadas incluíram-se, também, a empresa de construção civil 'Diamond Group', liderada por Vicente Correia, a 'Village East', empresa do sector da restauração de Norberto e Rosita Alves e a seguradora 'cib – channel insurance brokers', detida por Toni de Sousa. Todas estas empresas empregam dezenas de madeirenses e cidadãos portugueses, assumindo-se como importantes polos de emprego e de integração social.

"Estas empresas são o reflexo da capacidade de trabalho, da resiliência e do espírito empreendedor da nossa diáspora. São também verdadeiros embaixadores da Madeira, não só pela origem, mas pela excelência com que trabalham”, acrescentou.

Esta visita oficial ao Reino Unido termina a 11 de Maio.