Rui Borges é oficialmente treinador do Sporting. O técnico que chega do Vitória SC assume estar feliz com a transferência e mostra-se confiante para a estreia frente ao Benfica, no domingo, mas também para o futuro próximo.

Rui Borges, que já fala à Sporting, garante que chegar a este patamar era um objetivo para o qual trabalhava "desde o primeiro dia".

"Sou o líder do campeão nacional não podia estar mais feliz", assume.

Questionado sobre o sistema tático que irá implementar na nova equipa, o técnico afirma que essa é uma questão "muito subjetiva" e que, olhando para os plantéis que já orientou, pode constatar-se que houve "muitas mutações".

"É apenas uma estrutura inicial e depois dá aso a muitas coisas. O sistema é relativo, é sim muito importante fazer com que os jogadores acreditem na nossa ideia de jogo e naquilo que aprendemos", atira.

Amorim? "Ninguém se deve comparar"

O novo técnico verde e branco diz que seria um erro tentar imitar Ruben Amorim, apesar da admiração que tem pelo técnico do Manchester United.

O agora treinador do Sporting tem total confiança nas ideias que pretende implementar para ter uma equipa forte.

Recordando as suas raízes mirandelenses, garante ser "positivo e trabalhador", características que, vinca, manterá na nova aventura.

"Nunca duvidámos do que conseguimos, do que é o nosso dia a dia e foi isso que me trouxe até aqui. Não é comparável, acho que ninguém se deve comparar a ninguém", sublinha.

Dérbi é o primeiro teste

A três dias do dérbi com o Benfica, Rui Borges diz que, apesar do tempo reduzido de preparação para o encontro, o foco está na vitória.

Neste curto espaço temporal, assume, irá focar-se "em pequenas coisas" que considera importantes.

Sobre o futuro no clube de Alvalade é perentório: vencer e conquistar títulos, tal como lhe é exigido, nota.

"Nem sempre as coisas vão correr bem? É certo que não, mas quando faltar inspiração que não falte atitude", afirma.

Aos 43 anos, Rui Borges chega a um 'grande', após ter iniciado a temporada no Vitória SC, que segue no sexto posto, na sequência do quinto lugar conquistado ao serviço do Moreirense, tendo o transmontano de Mirandela treinado ainda conjuntos como o Académico de Viseu, a Académica, o Nacional, o Vilafranquense ou o Mafra.

O Sporting partilha o segundo lugar da I Liga com o FC Porto, ambos com 37 pontos, a um do líder Benfica, o próximo adversário dos 'leões', no domingo, para a 16.ª jornada.

João Pereira, de 40 anos, venceu três partidas (duas na Taça de Portugal e uma na I Liga), somando um empate, no domingo em casa do Gil Vicente, por 0-0, e quatro derrotas como treinador da equipa principal, depois de orientar a equipa B até 11 de novembro.

Com Lusa