
O 'rapper' brasileiro Oruam foi detido, esta quarta-feira, por abrigar um foragido da Justiça em sua casa, no Rio de Janeiro. Acabou por ser libertado, depois de ter sido levado para uma esquadra da polícia.
O artista foi alvo de buscas no âmbito de uma investigação iniciada porque foi filmado a disparar uma arma num condomínio no interior de São Paulo no fim do ano passado. Foi encontrado, na sua mansão, no Rio de Janeiro, Yuri Pereira Gonçalves, que era procurado pela polícia por organização criminosa.
De acordo com os 'media' locais, o cantor assinou um termo circunstanciado na esquadra e acabou libertado por volta das 10h30 (hora local).
Aos jornalistas que o esperavam à saída da delegacia, Oruam disse que o amigo Yuri "não é traficante" e que a bala usada no vídeo pelo qual é investigado era de borracha.
Os antecedentes recentes
Na última quinta-feira, o cantor tinha sido detido e autuado por condução perigosa. Acabou por ser solto depois de ter pagado uma fiança no valor de 60 mil reais (9,8 mil euros).
O 'rapper' brasileiro é filho de Marcinho VP, um traficante que está preso e é considerado um dos chefes da organização criminosa Comando Vermelho (CV), de acordo com as autoridades locais.
Em 2024, Oruamchamou atenção do público em Portugal ao divulgar, nas redes sociais, o relato de que o impediram de realizar um espetáculo na região do Algarve, mostrando que foi abordado por agentes com cães farejadores, sem, contudo, dar mais detalhes da ação policial em Portugal.