A Land Rover continua a trabalhar no Range Rover 100% elétrico, modelo que marca a caminhada da casa de Coventry rumo à mobilidade elétrica, e que está a ser submetido submetidos a testes intensos.

Assim, depois dos testes realizados no Círculo Polar Ártico, agora foi a vez do SUV 100% elétrico ser colocado à prova no deserto dos Emirados Árabes Unidos, onde foi submetido a temperaturas de mais 50 graus e a níveis de humidade de 90%.

Nestes tetes árduos, os engenheiros da Range Rover avaliaram o sistema de gestão térmica de modo a fazer face às elevadas temperaturas, e onde todos os modelos de testes tiveram de escalar várias vezes as grandes dunas “Big Red”, no coração do deserto de Al Badayer, em Sharjah, algumas das quais com 91 metros de altura, de forma a provar que não existem quebras de desempenho.

Já se sabe que o Range Rover 100% elétrico vai chegar ao mercado em 2025, e está dotado de uma arquitetura de 800 Volts, o que vai permitir uma velocidade de carregamento da bateria mais rápida com carregadores ultrarrápidos, que terá por base uma plataforma modular longitudinal flexível, e está equipado com dois motores elétricos e tração integral.

As capacidades de todo-o-terreno do novo Range Rover 100% elétrico são ainda acentuadas por uma passagem a vau até um máximo de 850 mm, e uma performance, que a Land Rover anuncia ser equivalente à do V8 a gasolina com 530 cv.

Além da gestão do sistema térmico, o novo Range Rover elétrico testou ainda o novo sistema de binário inteligente, que substitui um controlo de tração convencional baseado no ABS. Alegadamente este novo sistema melhora a tração uma vez que permite reduzir o tempo de reação do binário por roda de cerca de 100 milissegundos para um milissegundo.

“Um clima quente é um dos mais desafiadores para qualquer veículo 100% elétrico, devido à necessidade de arrefecer o habitáculo e e otimizar o desempenho da bateria ao mesmo tempo. O desafio adicional de conduzir na areia requer um binário controlado a baixa velocidade, então os nossos sistemas de controle de tração e gestão térmica especialmente desenvolvidos trabalham em harmonia para garantir que a entrega de potência não seja afetada. Estes testes mostraram que neste clima, o Range Rover Electric iguala o desempenho de modelos com motor a combustão, e em alguns casos, até os supera, beneficiando para isso de novos recursos”, disse Thomas Müller, diretor executivo da Land Rover.