
Depois dos resultados do PS nas legislativas antecipadas de domingo, os membros internos apelam à reflexão e à necessidade de reconstrução do partido.
Uma noite considerada de derrota para os socialistas, depois de o PS ter deixado de ser o primeiro partido em 107 concelhos. Para além disso, o Chega ultrapassou os socialistas em 121 concelhos.
Pedro Nuno Santos decide fechar a porta como líder e pede eleições internas, nas quais não vai ser candidato. Há nomes que já estão a ser postos em cima da mesa como possíveis candidatos ao lugar.
Fernando Medina
De acordo com o Jornal de Negócios, Fernando Medina é um deles - ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Câmara de Lisboa, que se recusou a integrar as listas de candidatos a deputados do PS nestas legislativas.
José Luís Carneiro
Também José Luís Carneiro, ex-ministro da Administração Interna, é confirmado pelo Jornal Expresso. É um dos nomes que irá voltar a tentar a liderança do partido, que já tinha disputado com Pedro Nuno Santos em 2023.
Alexandra Leitão
Há quase três meses, a deputada e candidata à Câmara Municipal de Lisboa disse ao Público que não afastaria uma possível candidatura.
É já no próximo sábado que decorre a Comissão Nacional do PS.