O suspeito do triplo homicídio numa barbearia no Bairro do Vale, em Lisboa, ficou em prisão preventiva. Fernando Silva, mais conhecido por Nando, foi detido na quarta-feira por matar três pessoas na semana passada.

Fernando Silva, de 33 anos, foi esta quinta-feira presente a um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa para primeiro interrogatório, depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária no dia anterior, numa casa onde estava escondido, no Pinhal Novo, distrito de Setúbal. Foi localizado e cercado pela polícia, acabando por se entregar com a ajuda de familiares.

Com antecedentes criminais de tráfico de droga, matou - em plena luz do dia - o barbeiro Carlos Pina, dono da “Granda Pente", e um casal, cuja mulher estava grávida.

Terá disparado por uma alegada recusa do barbeiro em atendê-lo naquele momento na barbearia na Penha de França. De seguida, disparou para o casal que estava junto ao estabelecimento e fugiu. Estava em fuga desde aí.

Ainda há pontas soltas que estão a dificultar a investigação. Um motivo fútil continua a ser a hipótese com mais força, embora também se tenha falado de uma possível disputa pelo controlo do tráfico de droga na zona.

Fernando Silva, com historial de desavenças com a vizinhança do bairro, era acompanhado no Hospital Júlio de Matos por ter uma perturbação psicótica e tinha prescrição para medicação antipsicótica.

Já tinha sido detido anteriormente por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.

A PJ e a PSP reforçaram o policiamento no bairro desde o triplo homicídio devido ao “sentimento de insegurança e revolta”.

As vítimas

Nando, como era conhecido, matou três pessoas: o barbeiro e um casal (Bruno Neto e Fernanda Soares).

O barbeiro Carlos Pina, de 43 anos, acarinhado “por todos” no bairro, tem cinco filhos. Tinha sido detido, no passado, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.

Bruno Neto, que concorreu à Assembleia Municipal de Alenquer nas listas do partido Chega há três anos, estaria no bairro apenas para lavar o táxi. A mulher, Fernanda Soares, que estava com Bruno, estava grávida. O casal já tinha uma filha.