Numa altura em que a maioria já terá acabado de comer os restos da época festiva, a cidade de Gante, na Bélgica, partilhou algumas dicas para ‘reutilizar’ o pinheiro de Natal na cozinha.

Numa publicação nas redes sociais, que deixou de estar disponível, sugeria-se, por exemplo, que a caruma de pinheiro fosse usada para fazer manteiga aromatizada.

Só que a ideia não agradou, de todo, à Autoridade de Segurança Alimentar da Bélgica (AFSCA), que se viu obrigada a avisar a população: não comam a árvore de Natal.

“As árvores de Natal não foram feitas para entrar na cadeia alimentar. Não há forma de garantir que é seguro - quer para pessoas quer para animais”, lê-se no comunicado emitido pela AFSCA.

Alertando para a possibilidade da presença de pesticidas, a autoridade acrescenta ainda que não há forma de saber se a árvore foi tratada com retardante de chamas.

“E não sabendo isso pode ter implicações sérias e até mesmo fatais. Em resumo, há muitas razões para não promover nem encorajar a reutilização de árvores de Natal na cadeia alimentar”, avisam.

Depois do aviso, a cidade de Gante decidiu eliminar a publicação.