![Polícia italiana detém 183 pessoas suspeitas de tentarem restituit máfia siciliana](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Um total de 183 pessoas foram detidas esta terça-feira em Palermo, capital da Sicília (Itália), numa operação das forças de segurança para travar uma nova tentativa de restituir a liderança da Cosa Nostra, a máfia siciliana.
Nesta grande operação participaram 1.200 polícias. Os detidos são acusados de associação criminosa do tipo mafiosa, tentativa de homicídio, extorsão qualificada com uso de métodos mafiosos, tráfico de drogas, uso e porte de armas e jogo ilegal, informou a Polícia Militar.
A investigação realizada pelos Carabinieri e coordenada pelos promotores Maurizio de Lucia e Marzia Sabella revelou a enésima tentativa de organizar uma nova liderança da Cosa Nostra em Palermo e as alianças cada vez mais estreitas da máfia siciliana com a 'Ndrangheta', a máfia da Calábria (sul).
Os protagonistas são mais uma vez os chefes libertados após anos de prisão, Tommaso Lo Presti, Nunzio Serio, Guglielmo Rubino e Cristian Cinà, entre outros.
Investigações revelaram a presença de telemóveis criptografados em prisões, onde chefes da máfia detidos, graças a dispositivos altamente sofisticados, comunicavam entre si e com o mundo exterior, chegando a organizar cúpulas por videochamada.