"Condeno veementemente o horrendo ataque no mercado de Natal de Magdenburgo, na Alemanha", escreveu Montenegro, na rede social X.
O primeiro-ministro expressou ainda solidariedade para com os alemães.
"Expresso solidariedade ao povo alemão e ao chanceler Sholz. Sentidas condolências às famílias das vítimas e votos de recuperação aos feridos", acrescentou Luís Montenegro.
O incidente, que as autoridades suspeitam ter sido um atentado, aconteceu hoje em Magdeburgo, cidade no leste da Alemanha com cerca de 250 mil habitantes.
O condutor do veículo foi detido, segundo a agência noticiosa alemã dpa, que cita fontes governamentais não identificadas no estado de Saxony-Anhalt.
"À luz dos factos conhecidos, o suspeito é o único autor do crime, pelo que não há, para já, qualquer perigo para a cidade", declarou o governador de Saxony-Anhalt, Reiner Haseloff, numa conferência de imprensa.
De acordo com as autoridades, 15 dos feridos encontram-se em estado grave.
Haseloff disse que as duas pessoas confirmadas mortas eram um adulto e uma criança pequena, mas não pôde descartar a possibilidade de haver mais vítimas mortais, dado o elevado número de feridos graves.
AYR // RBF
Lusa/Fim.