![](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Os passageiros do avião que falhou a aterragem no aeroporto de Toronto, no Canadá, revelam que aconteceu tudo muito rápido, desde o momento em que a aeronave virou até à retirada das pessoas. Falam num momento caótico, com os passageiros a tentar fugir de possíveis explosões, e numa situação "espantosa" por todos terem sobrevivido.
Depois de falhar a aterragem, a aeronave da companhia norte-americana Delta virou por completo, ficando ao contrário na pista do aeroporto canadiano.
O aparatoso acidente de segunda-feira causou pelo menos 18 feridos entre os 80 passageiros e membros da tripulação que seguiam a bordo. Três dos passageiros sofreram ferimentos graves, entre os quais uma criança.
"Ficou tudo de pernas para o ar"
Peter Carlson, um paramédico que viajava para uma conferência em Toronto, relatou a aterragem "forçada".
"Quando dei por mim, num ápice, estava de cabeça para baixo, ainda com o cinco de segurança (...) Era só cimento e mental (...) O sentimento inicial é que precisamos de sair disto."
À CBC, o Carlson descreveu o momento em que tirou o cinto de segurança, que tinha ficado apertado na aterragem, e caiu no teto, transformado em chão. Ainda dentro do avião, ajudou uma mulher que acabou debaixo de um dos assentos, e uma mãe e um filho que estavam sentados.
Depois de sair da aeronave, tentou afastar-se o máximo que conseguiu após ouvir o barulho de explosões e constatar que faltava uma das asas.
O paramédico falou ainda sobre a união que se formou entre os passageiros presos no avião: "O que vi foi uma união entre todos no avião, em termos de se ajudarem uns aos outros e de se consolarem, o que foi poderoso".
"Estávamos pendurados como morcegos"
Peter Koukov, esquiador profissional do Colorado, estava a caminho de Toronto para gravar um filme sobre esqui. Numa entrevista à CNN, descreveu uma aterragem normal até ao momento em que as rodas atingiram o solo e o avião derrapou para o lado, virando completamente.
"Estávamos pendurados de pernas para o ar, como morcegos."
O esquiador revelou que os passageiros tentaram sair o mais rápido possível: "Desapertei o cinto muito rapidamente e baixei-me para o chão, que era o teto (...) As pessoas estavam a entrar em pânico".
Nas redes sociais, Koukov partilhou imagens do momento em que ele e outros passageiros saíram por uma saída de emergência, para uma pista coberta de neve.
"O meu avião caiu, estou de pernas para o ar"
Ashley Zook gravou-se a si própria de pernas para o ar dentro da aeronave. "O meu avião caiu, estou de pernas para o ar", foi a legenda escolhida para um dos vídeos que partilhou nas redes sociais.
Ashley divulgou ainda imagens já fora do avião e com os trabalhos de resgate.
"Acabei de sofrer um acidente de avião. Ai, meu Deus"
"É espantoso que ainda estejamos aqui"
John Nelson descreveu o cenário caótico que se sentiu no interior do avião, após o incidente. Quando a aeronave parou, "fiquei de pernas para o ar, assim como toda a gente que ali estava". A prioridade era sair e o mais rapidamente possível.
Em entrevista à CNN, disse que conseguiu abrir o cinto de segurança sozinho e sair do avião.
"Algumas pessoas ainda estavam penduradas e precisavam de ajuda... e outras conseguiram descer sozinhas."
Nelson revelou que ficou "nervoso e a tremer" com toda a situação, que ainda agora está a tentar assimilar. "É espantoso que ainda estejamos aqui", confessou.
Autoridades investigam incidente
A causa do incidente está agora a ser investigada pelas autoridades, que garantem que, ao contrário do que havia sido noticiado anteriormente, a pista estava seca e não havia ventos cruzados no momento do acidente.
"É realmente importante que não especulemos", apelou Todd Aitken, chefe dos bombeiros do Aeroporto de Toronto.