
A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV, realiza-se durante a manhã deste domingo no Vaticano.
O rito começa às 09:00 (hora de Portugal continental) com uma oração junto ao túmulo de São Pedro, na cripta da principal Basílica do Vaticano, na qual Leão XIV será acompanhado pelos patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas Católicas de rito oriental.
Em seguida, em procissão, o Pontífice subirá à basílica e sairá para a Praça de São Pedro, onde lhe será entregue o pálio e o anel do Pescador, após o que terá início a missa perante mais de 150 delegações internacionais e cerca de 200.000 fiéis.
Entre os líderes mundiais que anunciaram a presença na missa, destacam-se o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ou os reis Felipe VI e Letícia de Espanha.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é outra das presenças confirmadas, assim como os Presidentes de Israel, Isaac Herzog, da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña.
- Quem é Robert Prevost, o primeiro Papa norte-americano?
- O regresso do Leão: o nome do novo Papa carrega um legado de coragem, autoridade e reforma
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, aproveitará a presença em Roma de alguns dos convidados para encontros bilaterais, incluindo dois chefes de Governo que chegaram recentemente ao poder, o canadiano Mark Carney e o alemão Friedrich Merz.
Leão XIV foi eleito a 8 de maio como o 267.º Papa da História, no Conclave realizado após a morte de Francisco (2013-2025), a 21 de abril.
Nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, o novo Pontífice, de 69 anos, também tem a cidadania peruana depois de ter vivido a maior parte da vida no país andino.