
Três jovens solistas laureados do "Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode", mais precisamente na sua 17.ª Edição de 2024, irão actuar no próximo sábado, 17 de Maio, com a Orquestra Clássica da Madeira que estará sob a direção do jovem maestro açoreano Henrique Constância. O espectaculo acontece pelas 18h00, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

"Este concerto acontece no âmbito da formalização do protocolo de cooperação para a realização do Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode, estabelecido a 2 de Fevereiro de 2024 entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, na qualidade de gestora da Orquestra Clássica da Madeira, com os laureados do '17º Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode', que teve lugar entre os dias 10 e 14 de Julho" do ano passado, informa o director artístico da OCM, Norberto Gomes.
Ou seja, os jovens solistas tiveram quase um ano de aperfeiçoamento e aprimoramento de qualidades para agora chegarem a este concerto com a Orquestra Clássica da Madeira, que "irá apresentar-se em palco" com Luísa de Sousa Margalho no violino, Joaquim Rodrigo Vieira Florença no eufónio e Susana Raquel Freitas Gomes no Canto. "De salientar, em conformidade com o referido protocolo, coube ao Diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, o violinista Norberto Gomes, convidar os solistas entre os laureados".

Assim, "ao longo de mais de uma década, a Orquestra Clássica da Madeira tem reservado com sentido de responsabilidade espaço para os jovens que escolheram a música como projeto pessoal e profissional para a sua vida. Estes projetos têm-se revelado um extraordinário apoio e sentido motivacional na formação e no desenvolvimento destes jovens", explica o responsável. "A rara disponibilidade de uma estrutura profissional em receber estes projetos, na nossa visão artística e de apoio pedagógico, é encarado como uma postura incontornável para termos um futuro capaz e termos nestes jovens profissionais a quem lhes foi dado tudo o que está ao nosso alcance", aponta.

Além disso, Norberto Gomes realça "o envolvimento dos gestores artísticos com estes jovens, seus professores, as suas famílias e projetos institucionais, como é o caso do Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode, não só gera desenvolvimento pessoal no campo técnico e artístico, como proporciona uma postura de responsabilidade permitindo o usufruto de uma prática de felicidade". E afiança: "A realização pessoal destes jovens e uma experiência zelada pelos seus professores e acarinhada por quem os recebe e acompanha em palco produz resultados não mensuráveis a curto prazo, mas que trazem registos gratificantes ao longo de toda a vida."

A OCM "tem, neste momento, um capital de reconhecimento, não só pelo público, pela sociedade na qual estamos inseridos, mas principalmente por todos aqueles que reconhecem na Orquestra Clássica da Madeira a sua responsabilidade e a sua postura nesta matéria. De todos os jovens laureados deste Concurso em 2024, muitos eram merecedores deste convite pela dedicação, pelo compromisso e pela qualidade com que se apresentaram no Concurso dos Laureados que aconteceu no Teatro Municipal Baltazar Dias, no mês de Julho de 2024", justifica e recorda.
E ainda garante que "é nossa intenção apresentar programas, instrumentos e artistas diversificados tendo a preocupação primeira de potenciar aqueles que poderão usufruir de uma experiência que lhe vão granjear resultados imediatos".

Para este concerto, "também num princípio de proporcionar palco e experiência a jovens maestros, convidamos Henrique Constância que com a sua jovem carreira tem abraçado experiências e desafios que o tem guiado de forma consistente nos vários projetos para os quais tem sido convidado. A nossa estrutura, ao longo de mais de uma década, orgulha-se de ter convidado assertivamente jovens que progressivamente se vêm destacando no panorama nacional e internacional", explica o responsável da OCM.
E ainda é de salientar que "o facto de ser realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, espaço que nos é disponibilizado pela Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito do protocolo entre a ANSA e a ALRAM, está integrado na Iniciativa 'Parlamento Mais Perto'. Um espaço com história, pois trata-se do edifício da antiga Alfândega do Funchal, classificado como Monumento Nacional, e cujo projeto de recuperação do edifício foi executado pelo arquiteto Raul Chorão Ramalho nos anos 80 do séc. XX", explica.
Conclui que "no âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala", sendo que para os interessados a presenciar este momento os bilhetes custam 20€ (com descontos para crianças, jovens e seniores) e podem ser adquiridos na Ticketline(https://ticketline.sapo.pt/evento/orq-classica-da-madeira-laureados-c-n-l-p-c-93024), na Loja Gaudeamus à Rua dos Ferreiros, ao lado da Igreja São João Evangelista, Funchal; e no dia do concerto, a partir das 16h00, à entrada da Assembleia Legislativa da Madeira [entrada pela Rua dos Capelistas].