
Ao segundo dia de votação, o fumo branco saiu da chaminé da Capela Sistina. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, o agora Papa Leão XIV, foi eleito o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica. De todo o mundo chegam reações de líderes políticos e de outras figuras de relevo.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.
As reações em Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa - Presidente da República
O Presidente da República felicitou o novo Papa Leão XIV. Numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou "profunda alegria" perante a eleição de Robert Francis Prevost.
"As felicitações dirigem-se igualmente à Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja", lê-se na mesma nota.
Luís Montenegro - Primeiro-ministro
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, desejou-lhe um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.
O chefe do Governo destacou ainda o "significado político" da escolha de um cardeal norte-americano para novo Papa e salientou que o nome Leão XIV indicia uma vocação para o trabalho social.
Pedro Nuno Santos - Secretário-geral do PS
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, manifestou o desejo de que o novo Papa Leão XIV seja "um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana" e prossiga o legado de Francisco.
Pedro Nuno Santos deixou ainda uma "saudação especial aos católicos portugueses, que acompanham este momento com fé, sentido de comunidade e esperança renovada".
Nuno Melo - ministro da Defesa
O presidente do CDS e ministro da Defesa, Nuno Melo, afirmou esperar que o novo Papa Leão XIV seja um líder com uma visão ecuménica num mundo difícil e apontou a fasquia elevada que herdará do legado do pontificado de Francisco.
"[O Papa Francisco] Soube unir os povos, soube aproximar a juventude da Igreja Católica, deu um exemplo absolutamente notável, deixando uma fasquia muito elevada em relação ao sucessor", sustentou.
Rui Rocha - líder da Iniciativa Liberal (IL)
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, felicitou o Papa Leão XIV, a quem desejou "sorte" e "capacidade de intervenção".
As reações em todo o mundo
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou o primeiro Papa norte-americano, o cardeal Robert Francis Prevost, nomeado pelo conclave como sucessor de Francisco.
"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social .
"Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.
[Em atualização]