O burro que inspirou a icónica personagem "Burro" da saga de filmes de animação "Shrek" morreu no passado dia 2 de janeiro, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América.

O parque onde Perry vivia desde os três anos, o "Barron Park Donkeys", informa que o animal que inspirou a personagem de ficção morreu na passada quinta-feira, na cidade de Palo Alto.

"É com grande pesar que comunicamos que o nosso querido burro de Barron Park, Perry, faleceu ontem aos 30 anos de idade. Era um membro querido da nossa comunidade e sabemos que muitas pessoas ficarão sensibilizadas com o seu falecimento. Os planos para a cerimónia fúnebre serão anunciados em breve", lê-se na legenda da publicação onde é possível ver uma fotografia de Perry.

De acordo com o portal local de notícias Palo Alto Online, o burro nascido em 1994 não resistiu a uma doença - laminite – que provocou uma infeção letal num dos cascos.

Perry serviu de inspiração para a personagem de "Shrek" porque um dos animadores da produção audiovisual vivia perto do Barron Park, explica uma das tratadoras do animal à mesma fonte.

Como na época procurava criar uma personagem de burro, utilizou o "carinhoso e brincalhão" Perry como inspiração.

O primeiro filme de "Shrek" estreou em 2001. O sucesso mundial fez com que fossem realizados mais três filmes, lançados em 2004, 2007 e 2010.

Em 2026, irá para o ar o tão aguardado "Shrek 5".